Pular para o conteúdo
Brasil

AGU envia pedido de prisão de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF

Órgão também pediu desocupação imediata de prédios públicos federais
Agência Brasil -
anderson torres
Ex-ministro e ex-secretário, Anderson Torres. (Foto: Reprodução, Antonio Cruz, Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou neste domingo ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma petição em que solicita uma série de medidas judiciais em resposta aos atos antidemocráticos ocorridos hoje (8) em . Entre os pedidos, está a em flagrante do ex-secretário de do , Anderson Torres, exonerado pelo governador Ibaneis Rocha.

Além de Torres, a AGU requereu a prisão de demais agentes públicos responsáveis por atos e omissões. O ex-secretário de Segurança Pública está em viagem à Flórida (EUA) e teria antecipado o retorno ao . A petição foi ajuizada aos inquéritos 4.781 e 4.874, que tramitam no STF e investigam atos antidemocráticos.

De acordo com a AGU, os pedidos se baseiam na grave violação à ordem democrática e a necessidade premente de minimizar os prejuízos causados à paz social e ao Estado Democrático de Direito.

A AGU também pediu a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o país e a dissolução dos atos antidemocráticos realizados nas imediações de quartéis e outras unidades militares. O governo pediu que o STF autorize o uso de todas as forças de segurança pública do Distrito Federal e dos estados.

O órgão pediu ao STF que determine a interrupção da monetização de perfis em redes sociais que incentivaram a tentativa de depredação de prédios públicos. As empresas de telecomunicações, em especial as companhias de telefonia celular, deverão armazenar, por 90 dias, os registros de conexão suficientes para a identificação e a geolocalização dos usuários que estão nas imediações na Praça dos Três Poderes e do Quartel-General do Exército no Distrito Federal.

A AGU também pediu ao Supremo que determine às autoridades competentes a apuração e responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos atos ilícitos, incluindo agentes públicos, além da realização de perícia e outros atos necessários à coleta de provas. Também foi pedida a apreensão de todos os veículos e dos demais bens utilizados para transporte e organização dos atos criminosos. Caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manter registro de todos os veículos ligados aos atos de hoje que entraram no DF entre 5 e 8 de janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Depois de filme sobre Caminho de Peabiru, Dakila pesquisa  apresenta festival de música ‘dimensional’

veto

Veto de R$ 8,7 milhões para entidades sociais volta para votação na Câmara

Trump arma discussão no Salão Oval com presidente da África do Sul

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Leilão da BR-163: Repaginada, CCR deve seguir com concessão e ainda reduzir duplicações em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

israel

Israel: Netanyahu diz estar “chocado” com morte de funcionários de embaixada em Washington

Últimas Notícias

Mundo

Kim Jong-un classifica falha de lançamento de navio de guerra como ‘ato criminoso’

Acidente ocorreu na última quarta-feira (21) na Coreia do Norte

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de maio nesta quinta-feira

Em Mato Grosso do Sul, mais de 201 mil famílias recebem o Bolsa Família

Polícia

VÍDEO: PM é acionada para tentativa de ocupação em fazenda em MS

Após diálogo, indígenas deixaram o local

Famosos

Ex-apresentador da Globo, Jonas Almeida revela luta contra câncer: ‘Pesado’

Ex-apresentador da Globo, Jonas Almeida passará por uma cirurgia de remoção do câncer; saiba detalhes do diagnóstico do comunicador