Vídeos de padres pedindo voto viralizam na internet e contrariam posição da igreja

Bispo afirmou que as palavras não representam a posição da Igreja Católica, nem da diocese

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
bispo chaves reprodução
(Foto: Reprodução)

Bispos e padres brasileiros passaram a publicar vídeos na internet apoiando e pedindo votos para o candidato a presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), os vídeos, que circulam na internet, não representam a posição de Igreja Católica.

Um dos mais famosos, é do bispo emérito de Uruaçu (GO), Dom José da Silva Chaves, de 91 anos, que pede voto para Bolsonaro no primeiro turno. Ele chega a citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se referindo a ele como “o candidato que defende o comunismo ateu”.

Vale lembrar que Lula se declarou cristão em outras oportunidades. A declaração de Dom Chaves contraria histórica orientação da Igreja Católica para que religiosos não apoiem candidatos publicamente. O bispo titular da diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, afirmou que as palavras de Dom José “não representam a posição da Igreja Católica, nem da diocese”.

Em nota, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) disse que não irá se manifestar sobre o caso. A instituição ressalta que o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, tem afirmado que a entidade é apartidária.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições