O anunciou que a liberação dos recursos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios pode ocorrer em agosto. Em meio as medidas, que vão gerar um custo de R$ 41,2 bilhões aos cofres públicos, está o “Pix Caminhoneiro”.

O benefício se trata de um repassa mensal de R$ 1 mil para motoristas autônomos. A novidade é que o valor também poderá ser destinado para aqueles que trabalham como motorista de furgão.

Na prática, o Pix Caminhoneiro será liberado para aqueles que possuem cadastro de Transportador Autônomo de Cargas. Ou seja, os motoristas devem possuir o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas).

O RNTRC inclui veículos menores, como motoristas de furgão.

Apesar da possível inclusão da categoria para recebimento do benefício. Os dados sobre motoristas de furgão não passam por uma atualização pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) desde 2017, o que pode gerar problemas nos pagamentos. Outro ponto é a não necessidade de revalidação por parte dos motoristas em atividade.

Sem exigir informações com detalhes, muitas pessoas podem ter deixado a atividade há anos, como pode haver profissionais que atuam de fato com a atividade, mas que ainda não fizeram o cadastro.

*Com informações do Portal R7.