MPF arquiva inquérito sobre postagens da Secom contra obrigatoriedade da vacina

O caso estava sob relatoria da subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, braço-direito de Augusto Aras

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MPF faz recomendações ao Incra para prosseguir procedimentos de titulação da comunidade quilombola Tia Eva
MPF faz recomendações ao Incra para prosseguir procedimentos de titulação da comunidade quilombola Tia Eva

A 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal decidiu arquivar um inquérito civil que apurava supostos crimes contra saúde pública e de improbidade, atribuídos à Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em razão de publicações feitas no Twitter contra a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19.

O arquivamento foi homologado na primeira sessão realizada pelo colegiado em 2022, no dia 7 de fevereiro. O caso estava sob relatoria da subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, braço-direito de Augusto Aras.

Um dos argumentos que embasaram a decisão foi o de que a frase que consta na publicação da Secom ‘constitui sabido posicionamento político-ideológico em campo do espectro político em que parece se posicionar’ o presidente Jair Bolsonaro – “não havendo ilícito apenas quanto a isso”, segundo a ata registrada pelo MPF.

Por outro lado, foi registrado na decisão de arquivamento do inquérito civil que o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a covid-19 com a imposição de medidas restritivas previstas em lei (multa, impedimento de frequentar determinados lugares, fazer matrícula em escola).

As postagens que estavam sob suspeita foram realizadas no Twitter e diziam: “Ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina. O Governo do Brasil preza pelas liberdades dos brasileiros”. A declaração chegou a ser alvo de apuração por um dos Ofícios de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa do MPF, mas o caso foi arquivado sob o aspecto criminal.

Conteúdos relacionados