O ex-presidente da República e candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito mais uma vez para o cargo com 50,83% dos votos válidos. A apuração está em 98,81% neste domingo (30), após quase três horas de contagem.

Candidato à reeleição, o presidente (PL) teve 49,17%. Pernambucano de Garanhuns, Lula conquistou o terceiro mandato nas urnas exatamente 20 anos após ser eleito pela primeira vez.

O vice-presidente eleito é o ex-governador de São Paulo, (PSB). A coligação da dupla, “Brasil da Esperança”, é composta pela Federação Brasil de Esperança (PT, PCdoB e PV), PSB, Federação PSOL-Rede, Avante, Agir e Pros.

Segundo turno

Mais cedo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que a PRF (Polícia Rodoviária Federal) suspendesse operações. Eleitores reclamaram que a fiscalização barrou veículos.

Apesar disso, a corte não mudou o horário de votação. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que “não houve nenhum prejuízo e obviamente não haverá nada de adiamento do da votação, a votação termina às 17h como programado”.