O presidente do conselho de administração da Petrobras, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse à Reuters neste sábado (5) que planeja deixar o cargo para passar mais tempo com sua família.

Segundo publicou a Reuters, o executivo de petróleo e presidente do , Rodolfo Landim, que fez carreira na Petrobras antes de criar sua própria petroleira, está entre os candidatos à substituição. As fontes são pessoas que estão por dentro do assunto.

“A presidência do conselho de administração da Petrobras é um trabalho de 24 horas e quero passar mais tempo com minha família”, disse Ferreira, acrescentando que tem dois filhos adultos morando fora do Brasil.

A decisão ocorre no momento em que a Petrobras enfrenta pressão de investidores para aumentar os preços dos combustíveis, já que o petróleo se aproximava de US$ 120 por barril. A empresa controla os preços da e do no Brasil com mais de 80% da capacidade de refino do país.

Landim não vai larguar o Flamengo

Conforme a coluna do Mauro Cezar Pereira, o dirigente negou que vá se afastar da função para o qual foi reeleito há três meses. “Quando aceitei ser candidato à reeleição no Flamengo, coloquei esse compromisso assumido com a Nação acima de tudo e não existe a possibilidade de não honrá-lo com a minha máxima dedicação. Haja o que houver, se a saúde deixar, dentro do mandato que me foi dado pelos sócios, vou estar trabalhando pelo Flamengo com toda a minha energia”, questionado, respondeu Landim.

Perguntando se pode-se entender que ele somente assumirá algo na Petrobras, por exemplo, caso isso não inviabilize sua permanência na presidência do Flamengo. Landim reforçou: “Certíssimo. Na Petrobras ou em qualquer outro local”. O presidente do Flamengo está em seu segundo mandato. Vencedor nas urnas pela primeira vez em 2018, ele obteve a reeleição em dezembro de 2021 para um período que termina no final de 2024.