Avante oficializa a candidatura de André Janones à Presidência da República

Embora o vice ainda não tenha sido definido, o nome escolhido deve ser de alguém do próprio partido
| 23/07/2022
- 13:34
Avante oficializa a candidatura de André Janones à Presidência da República
André Janones foi oficializado neste sábado (Reprodução)

O oficializou a candidatura de André Janones à Presidência da República neste sábado (23). O evento, que teve início às 9h, ocorre no Minascentro, em Belo Horizonte, e também serve para lançar as candidaturas de integrantes da sigla aos cargos de deputado estadual, federal, governador e senador.

Janones chegou ao local pouco depois das 11h30. Embora o vice ainda não tenha sido definido, o nome escolhido deve ser de alguém do próprio partido, uma vez que a sigla não formou aliança com outras legendas para essas eleições. O prazo determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a oficialização das candidaturas começou na quarta (20) e vai se estender até 5 de agosto.

Janones é mineiro e tem 38 anos. Antes de entrar para a política, atuava como advogado. Sua primeira tentativa de se eleger foi em 2016, quando se candidatou à Prefeitura de Ituiutaba, sua cidade natal, mas não obteve sucesso. No pleito de 2018, foi o terceiro deputado federal de Minas Gerais que recebeu mais votos. Destacou-se durante a pandemia por ser autor da emenda que tornou o auxílio emergencial uma ação permanente.

Em 2022, coloca-se como uma alternativa à polarização protagonizada pelo ex-presidente Luiz Inácio da Silva, primeiro nas pesquisas de intenção de voto, e pelo presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição. Uma de suas propostas principais é manter um grande programa de renda básica universal. “É preciso manter o fiscal, cortar gastos e privilégios para colocar o dinheiro na mão dos mais pobres porque vai fomentar a economia. Alguns falam em cortar gastos, outros em colocar dinheiro na mão dos pobres. Ninguém une os 2. É o que vamos fazer”, afirmou em uma entrevista ao portal Poder360.

Na pesquisa mais recente do instituto Datafolha, divulgada em 23 de junho, Janones somava 2% das intenções de voto, na quarta colocação, ficando atrás somente de Lula (47%), Bolsonaro (28%) e Ciro Gomes (8%). O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.

Veja também

A Polícia Federal também foi acionada para acompanhar o desembarque pela porta traseira do avião

Últimas notícias