AGU e Bolsonaro pleiteiam possibilidade de não cumprir decisão de Moraes
Segundo o ministro do STF, Bolsonaro não pode se recusar a participar de atos processuais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL), juntamente com a AGU (Advocacia-Geral da União), prevê medidas para suspender a decisão do ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) e não comparecer ao depoimento do inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos.
Segundo a AGU, o presidente não tem obrigação de comparecer e, como investigado, poderia abrir mão de sua defesa, no entanto, Moraes determinou a intimação do presidente para prestar depoimento pessoal nesta sexta-feira (28), às 14h, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Alexandre Moraes é relator do inquérito. Segundo ele, Bolsonaro não pode se recusar a participar dos atos processuais. “Não tendo o presidente da República indicado local, dia e horário para a realização de seu interrogatório no prazo fixado de 60 dias, determino sua intimação por intermédio da Advocacia-Geral da União (AGU) para que compareça no dia 28 de janeiro de 2022, às 14h, para prestar depoimento pessoal”, decidiu o ministro.
Segundo o portal da CNN, o argumento da AGU é baseado nos artigos 1º e 5º da Constituição Federal, que tratam dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros, no artigo 8º da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, sobre garantias judiciais, e na decisão do próprio Supremo que, em 2018, proibiu a condução coercitiva, ato no qual um juiz manda a polícia levar um investigado ou réu para depor num interrogatório.
“Será o investigado quem escolherá o ‘direito de falar no momento adequado’ ou o ‘direito ao silêncio parcial ou total’; mas não é o investigado que decidirá prévia e genericamente pela possibilidade ou não da realização de atos procedimentais ou processuais durante a investigação criminal ou a instrução processual penal”, escreveu Moraes.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Dia das Crianças: Instituto Luther King promove bazar com itens da Receita Federal
Com preços abaixo do mercado, todos os produtos estarão disponíveis para venda a partir das 9h
Moraes autoriza Daniel Silveira a progredir para o semiaberto
Silveira foi condenado por tentativa de impedir exercício dos poderes
VÍDEO: Incêndio toma conta de vegetação em Maracaju
Em meio ao tempo extremamento seco, com umidade do ar abaixo dos 12% em Mato Grosso do Sul, os focos de incêndio ficam mais recorrentes
‘Ficha não caiu’, diz humorista francês após capotar o carro
Acidente aconteceu no último domingo (6); todos os ocupantes que estavam no veículo passam bem
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.