O neto de uma senhora de 102 anos precisou carregá-la no colo para que ela tomasse a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, em Brasília. O caso ocorreu nesta quarta-feira (22), na UBS 03 Recanto da Emas.

Segundo o neto da senhora, a aplicação da vacina dentro do carro foi negada, pois o local não vacina por sistema . No entanto, ele alega que as duas doses anteriores foram aplicadas com a senhora dentro do carro, no estacionamento da unidade.

Em vídeo, divulgado pelo portal de notícia Diário de Ceilândia, Erick Farias narra sua indignação ao carregar a avó para dentro da unidade. “O posto não me deixou entrar com minha avó para vacinar, porque disse que não era drive-thru. Isso aqui é uma vergonha, a UBS 3 se recusou a vacinar minha avó, sendo que a primeira dose e a segunda ela conseguiu tomar no carro, no estacionamento. E eles se recusaram a deixar o carro estacionar para vacinar a senhora de 102 anos”.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DIÁRIO DE CEILÂNDIA (@diariodeceilandia)

 

A Secretaria Estadual de Saúde do confirmou o ocorrido em nota, ao portal de notícia UOL, e disse que ofereceu uma cadeira de rodas ao neto da idosa. Ele recusou e preferiu levar a avó no colo. Em nota, por meio da Diraps (Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste), o órgão informou que “a unidade não possui drive-thru para vacinação. Assim, a equipe prontamente ofereceu uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose. No entanto, o familiar recusou, levou a paciente nos braços e filmou toda a ação”.

Ainda segundo a nota, “as vacinas necessitam de manejo e acondicionamento adequados, devem permanecer na temperatura indicada pelo fabricante e não é recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local”.

A Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste informa ainda que pede desculpas pelo ocorrido e reforça que todas as orientações sobre casos específicos de atendimento são repassadas para as equipes de saúde.