MPF promove webinar sobre criação de Comissão da Verdade Indígena no Brasil
Na próxima quinta-feira (29)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPF (Ministério Público Federal) promoverá, na próxima quinta-feira (29), webinar intitulado “Por uma Comissão da Verdade indígena no Brasil”. O evento terá início às 19h (horário de Brasília) e será transmitido via canal do MPF no YouTube (youtube.com/canalmpf). Já é possível, inclusive, acessar o canal e definir um lembrete para ser avisado quando a transmissão começar (https://youtu.be/kMrAInQtK3c).
Estão confirmadas as presenças dos seguintes palestrantes:
– Joenia Wapichana, deputada federal por Roraima. Graduada em Direito (UFRR) e mestre pela Universidade do Arizona (EUA). Atua no departamento jurídico do Conselho Indígena de Roraima e foi eleita a primeira deputada federal indígena do Brasil em 2018.
– Kretã Kaingang, coordenador executivo da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) na região sul. Liderança da Terra indígena Tupã Nhe’e Kretã e assessor político da Arpinsul.
– Maíra Pankararu, advogada (OAB/PE) mestranda em Direito pela UnB. Integrante dos grupos de pesquisa Justiça de Transição no Brasil e Direitos Étnicos – Moitará, ambos da UnB.
– Marcelo Zelic, membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e coordenador do projeto Armazém Memória. Foi um dos proponentes para a inclusão dos povos indígenas nos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.
– Clarisse Drummond, antropóloga, Mestre em Políticas Sociais e Doutora em Ciências Sociais (UnB e Lakehead University/Canadá). Pesquisadora membro do Obind (Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas) e da Casca (Sociedade Canadense de Antropologia).
– Enrique Vianna, graduado em Direito pela UFMS e especialista em Direito Internacional Público. Professor no Centro Universitário Anhanguera Campo Grande. Mestre pela Utrecht University Legal Research, ex-Assessor Jurídico da 3ª Procuradoria Justiça de Interesses Difusos e Coletivos.
– Flávia Fávari, cientista social pela Unicamp, mestra em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente, atua como animadora cultural no Sesc 24 de Maio, no campo socioeducativo de programação.
Como debatedores, participarão o procurador da República em Dourados (MS) Marco Antonio Delfino de Almeida e o professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, Bruno Bernardi Boti.
Em 2016, relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) assinado pela relatora especial sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, já recomendava, no eixo “Acesso à Justiça”, que o Governo iniciasse diálogos com povos indígenas em relação à possível realização de um inquérito nacional para “sondar alegações de violações de seus direitos, bem como promover conscientização, reconhecer erros do Estado e oferecer reparação para violações de direitos humanos”.
O evento da próxima quinta-feira trará exemplos de Comissões da Verdade instituídas em outros países que abordaram violações em relação aos povos indígenas. O webinar é uma realização do Grupo de Trabalho intitulado “Prevenção de atrocidades contra povos indígenas e formas de reparação” da 6º Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.