Pular para o conteúdo
Brasil

Enem digital é marcado por falhas e registra abstenção recorde

Dos 93 mil candidatos inscritos para a estreia da versão digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mais de 53 mil não compareceram para fazer a prova, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A abstenção, de 68%, ficou acima da registrada no Enem impresso (55%). Alunos que foram ao local […]
Arquivo -

Dos 93 mil candidatos inscritos para a estreia da versão digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mais de 53 mil não compareceram para fazer a prova, segundo o (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A abstenção, de 68%, ficou acima da registrada no Enem impresso (55%). Alunos que foram ao local do exame no Amapá, Alagoas, Maranhão, e Distrito Federal relataram não ter feito a prova por falhas no sistema do Inep.

No Distrito Federal, Larissa Giovana Nascimento de Andrade Xavier, 19 anos, esperou no local de prova por duas horas, quando foi orientada a ir para casa. “O sistema parou, não liberou as provas”, conta a estudante. “Depois, só passaram um número para reclamação e disseram que faríamos a prova provavelmente só em março.”

Para Larissa, a situação demonstra descaso. “Moro longe e a gasolina custa mais de R$ 5. É um sentimento inexplicável.” De acordo ela, o problema ocorreu em toda a Católica de . O marido de Larissa, que fazia o exame em outro prédio, conseguiu começar o exame, mas foi instruído a fechar e encerrar a prova.

Em Macapá, Luciene Souza da Silva, de 23 anos, esperou por mais de uma hora na tentativa de ter acesso à plataforma. “O sistema nem abriu. Então, mandaram a gente ir embora”, relata. “Disseram que não era culpa da internet nem dos computadores, mas do sistema. Dos oito laboratórios da escola, só um conseguiu acesso ”

Em Arapiraca (AL), os computadores nem sequer foram ligados na sala onde Letícia Pereira, de 17, fazia a prova. “Estavam desligados e assim permaneceram”, diz a estudante. “Coordenadores avisaram que não teria a prova e os fiscais disseram que deveríamos remarcar para outro dia.”

Após um trajeto de 45 minutos de ônibus, Milene Schiavo, de 19 anos, também não realizou o teste, em Pelotas (RS). “Fiquei na sala das 12h30 às 13h30. E aí disseram que, por problemas de conexão, a prova não iria acontecer.” Na escola de Milene, a orientação foi para que todos entrassem em contato com o Inep e pedissem a reaplicação.

Em São Luís (MA), Railson Lima, de 28 anos, esperava que o sistema abrisse com seus dados na tela, mas não foi o que ocorreu. Na sala ao lado, os estudantes começaram a prova às 13h30, mas não na de Railson. De acordo com ele, a coordenadora deu a possibilidade de os candidatos irem embora antes das 15h30 e serem eliminados por desistência ou iniciarem a prova às 15h30, com término às 21 horas. Os estudantes recusaram. “Assinamos a presença e saímos, porque não tínhamos mais condições nem físicas nem psicológicas”, diz Railson, “Só iríamos nos prejudicar mais do que já fomos prejudicados pelo erro do Inep.”

À noite, em coletiva de imprensa, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que os alunos prejudicados poderão se inscrever para fazer a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro. “Agora, começamos uma nova jornada, que é o caminho da digitalização das avaliações e exames feitos pelo Inep.”

Redação

Na avaliação de professores de cursinho, a temática da redação da versão digital do Enem – “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” – é importante e possibilita boas reflexões sobre o País. Para a professora de Redação Maria Aparecida Custódio, do Curso e Colégio Objetivo, o candidato teve a oportunidade de fazer um exercício de cidadania “Ele precisou mostrar algumas causas pelas quais essas diferenças, a maioria históricas, vêm se acentuando”, diz Maria Aparecida. “É importante que se tenha apresentado uma proposta baseada nos argumentos presentes no texto, sempre lembrando que o Brasil se destaca pela desigualdade e por um baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).”

Professor e autor do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga considerou a temática de ontem um pouco mais difícil do que a da redação impressa, que ocorreu no dia 17: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. “O tema da digital é amplo, o que pode ser perigoso. As diferenças podem ser econômicas, sociais, de oportunidades de trabalho”, explica Braga. “Por isso, o tema é mais dependente da coletânea de textos para entender o que a banca avaliadora quer.”

O coordenador de Linguagens do Curso Anglo, Sérgio Paganim, concorda e diz que conseguir fazer bem a relação entre a frase-tema e os textos será determinante para o desempenho na redação. Os candidatos voltam a fazer provas no dia 7, com questões de e Ciências da Natureza.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar supera R$ 5,35 após dados dos EUA mexerem com aposta para corte de juros

Menina de 10 anos é agredida dentro de escola após recusar convite para brincar em Campo Grande

Quadrilha especializada em furtos de camionetes é presa após furtar 4 veículos na Capital

Clientes encontram academia fechada e questionam futuro da unidade na Mascarenhas

Notícias mais lidas agora

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Dom Dimas receberá medalha de ‘Destaques da Década’ pelo desenvolvimento de Campo Grande

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

Tentativa de furto mobiliza equipes da Energisa no Centro de Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo se rende, perde para LDU e cai na Libertadores ao som de ofensas a Casares

São Paulo teve de lidar com uma LDU que não estava interessada apenas em se proteger

Cotidiano

Prefeitura de Cassilândia diz que tomará medidas sobre briga entre servidores

A briga teria ocorrido em um galpão no almoxarifado

Cotidiano

OAB-MS e IEPSIS lançam edição 2026 de congresso internacional sobre autismo

A OAB-MS e o IEPSIS (Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social) realizam o lançamento da edição 2026 do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, nesta sexta-feira (26). O evento, que acontecerá no auditório da Seccional, em Campo Grande, se consolidou como um dos maiores do país na área de inclusão. Segundo a … Continued

Brasil

Saúde lança campanha para reduzir recusa à doação de órgãos

Outra inovação dessa política é a incorporação do uso rotineiro da membrana amniótica