Encontro discute inovação no setor público
Promovido pela Enap, evento tem como tema “Ousar transformar”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começa hoje (9) a Semana de Inovação 2021, que promoverá debates, oficinas e troca de experiências sobre a implantação de soluções tecnológicas por instituições do Poder Público nas três esferas da administração. O evento é promovido pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap) e neste ano tem como tema “Ousar transformar”.
Segundo os organizadores, o objetivo é fomentar uma cultura de inovação em instituições públicas e estimular projetos disruptivos (que provoquem ruptura com padrões já estabelecidos), a fim de contribuir com a transformação digital do Estado no Brasil.
A Enap considera que a iniciativa tem papel de “curadoria de ideias” e de temas de fronteira relacionados à tecnologia e inovação e sua interface com a aplicação em órgãos públicos.
Entre os conferencistas confirmados estão o fundador da plataforma Wikipedia, Jimmy Wales; o fundador da Khan Academy, Sal Khan; a economista italiana referência em inovação Mariana Mazzucatto; o autor de livros de divulgação científica Steven Pinker; a pesquisadora venezuelana Carlota Perez e a jornalista Anne Applebaum.
Estão previstos debates sobre transformação digital no serviço público, transformação no contexto atual do mundo, situação da covid-19 e as emergências climáticas, economia da transformação, uso de tecnologias da informação e comunicação nas cidades.
Estão previstas apresentações de projetos de inovação, os chamados “pitchs”, conversas sobre governo digital (iGov) e discussões sobre desafios para o futuro a partir da perspectiva da inovação e de soluções disruptivas.
Segundo o presidente da Enap, Diogo Costa, serão mais de 150 atividades, selecionadas a partir de 700 propostas enviadas. O evento terá ampla participação não somente do setor público, mas também do setor privado e da academia, de dentro e fora do Brasil.
“Temos programação muito forte. Temos dois fundadores e criadores de duas das plataformas de conhecimento mais importantes, a Khan Academy e a Wikipedia. Essas experiências mostram como é que a Internet pode ser usada não para gerar polarização e desconfiança, mas para construir conhecimento — conseguir, a partir de um grupo grande, construir convergências”, disse Costa.
O encontro será totalmente online. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também estão disponíveis informações sobre a programação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.