CPI da Pandemia: Queiroga diz ser contra quebra de patentes
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira, 6, ser contra a quebra de patentes de vacinas contra a covid-19. Durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro disse temer que o Brasil “não tem condições de produzir as vacinas”, mesmo com a suspensão dos direitos de propriedade […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira, 6, ser contra a quebra de patentes de vacinas contra a covid-19. Durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro disse temer que o Brasil “não tem condições de produzir as vacinas”, mesmo com a suspensão dos direitos de propriedade intelectual.
“Como nosso programa está calcado em vacinas como a Pfizer e Janssen, isso pode interferir negativamente no aporte de vacinas para o Programa Nacional de Imunização. Claro que isso é uma opinião inicial. Vi que o presidente Biden se manifestou. Isso carece de análise mais detida”, afirmou Queiroga. Segundo mencionou, o governo publicou por meio do Diário Oficial da União (DOU) dispensa de licitação para a compra de 100 milhões de doses da Pfizer.
Em audiência pública nesta tarde, Queiroga reforçou ser contra a teoria de imunidade de rebanho por meio da contaminação massiva e destacou que toda aglomeração deve ser coibida. Questionado sobre as ações do presidente Jair Bolsonaro que causam o ajuntamento de pessoas, Queiroga evitou mencionar diretamente o chefe do Executivo: “toda aglomeração deve ser dissuadida, independente de quem faça”.
De acordo com o ministro, a saída da crise sanitária deve ser por meio da vacinação. Conforme narrou, Queiroga disse ter presenciado o presidente falar em tratamento precoce em uma única oportunidade. Medicamentos como a cloroquina, sem eficácia comprovada contra a covid-19, são defendidos pelo presidente e governistas como alternativa às medidas profiláticas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.