O Brasil caiu cinco posições e agora é o 84º dos 189 países no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A informação é do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e foi divulgada nesta terça-feira (15).

De acordo com o CNN Brasil, os dados do relatório atual são de 2019 e os números foram comparados a 2018, onde o IDH brasileiro era de 0,761, o 79º da lista.

O IDH vai de 0 a 1 e é calculado todos os anos com base em três critérios: a expectativa de vida, anos previstos e média de anos de escolaridade e renda nacional per capita.

O Brasil é o sexto entre as nações da América do Sul, atrás do Chile, Argentina, Uruguai, Peru e – os dois últimos estavam abaixo e empatado com o Brasil no ano passado, respectivamente.

O país com a melhor classificação segue sendo a Noruega. O segundo é a Irlanda, empatada com a Suíça. A , que era a terceira colocada no ano passado, agora está na sexta posição, atrás de e Islândia, empatadas em quarto lugar.

O relatório alerta que o documento do ano que vem trará um “choque sem precedentes para o desenvolvimento humano” por conta da pandemia da Covid-19.

A ONU projeta que será a primeira vez que o IDH global sofrerá decréscimo.