Fase 75ª da Lava Jato mira em propinas em contratos de navios da Petrobras
A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quarta-feira (23), a 75ª fase da Operação Lava Jato, denominada Boeman. Cerca de 50 agentes cumprem 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Sergipe. Além disso foram expedidas ordens para bloqueio de valores dos investigados. A ofensiva tem como […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quarta-feira (23), a 75ª fase da Operação Lava Jato, denominada Boeman. Cerca de 50 agentes cumprem 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Sergipe. Além disso foram expedidas ordens para bloqueio de valores dos investigados.
A ofensiva tem como base delação que revelou supostos crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro durante o processo bilionário de contratação pela Petrobras do fornecimento de navios lançadores de linha (PLSV). As informações foram apresentadas ao Ministério Público Federal por lobistas que atuavam junto a funcionários da companhia e agentes políticos com influência na estatal.
A PF apurou que um dos investigados supostamente obteve indevidamente informações privilegiadas junto a setores técnicos da Petrobras para a formulação das propostas vencedoras da licitação. Já os lobistas delatores teriam ficado responsáveis por garantir, por meio de contatos políticos, que as empresas estrangeiras viessem a ser incluídas no processo competitivo.
Em paralelo às investigações, a PF recebeu informações de que autoridades holandesas também conduziam investigações relacionadas a “ilicitudes perpetradas para o fornecimento dos navios lançadores de linha (PLSV)”.
“As empresas estrangeiras vencedoras da licitação, posteriormente, subcontrataram uma companhia holandesa para execução do serviço licitado, a qual era representada por um dos empresários brasileiros investigado, e que, em virtude dos acertos espúrios, também realizou pagamentos ilícitos aos envolvidos”, registrou a PF em nota.
Segundo a corporação, a ofensiva deflagrada nesta manhã busca “fazer cessar a atividade delitiva, aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa propina e a conclusão da investigação policial em todas as suas circunstâncias, inclusive com autorização para compartilhamento dos seus resultados com as autoridades da Holanda”.
A PF indicou que a investigação foi batizada de Boeman em referência “à criatura mítica da Holanda popularmente conhecida como ‘bicho-papão’”.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Grêmio derruba série invicta do Fortaleza e se afasta do Z-4 do Brasileirão
O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes
Bolsonaro sugere que Marçal é ‘amor de verão’ e diz que direita em SP está ‘iludida’
Bolsonaro ainda pediu aos eleitores para terem “razão” ao escolher o próximo prefeito da capital paulista
Policial federal lotado em MS é preso com 65 quilos de cocaína em São Paulo
O servidor federal e um comparsa foram presos na última quarta
Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é ‘cabresto digital’
A declaração da ministra foi feita na manhã de hoje durante encontro com delegações estrangeiras
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.