Pular para o conteúdo
Brasil

Coronavírus: conselho denuncia Instituto Adolfo Lutz por indício de armazenamento incorreto de amostras em SP

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) acusou o Instituto Adolfo Lutz por indícios de irregularidades no armazenamento de amostras que devem ser submetidas ao exame para coronavírus. Segundo o ofício encaminhado ao Ministério Público de São Paulo na sexta, 10, das 28,8 mil amostras recebidas pelo instituto estadual, apenas 7,8 […]
Arquivo -

O Conselho Regional de Medicina do Estado de (Cremesp) acusou o Instituto Adolfo Lutz por indícios de irregularidades no armazenamento de amostras que devem ser submetidas ao exame para . Segundo o ofício encaminhado ao Ministério Público de São Paulo na sexta, 10, das 28,8 mil amostras recebidas pelo instituto estadual, apenas 7,8 mil haviam sido testadas. Os números compreendem o período de 27 de janeiro até 6 de março.

Na quinta, 9, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgou um boletim epidemiológico informando que mais de 30 mil exames estavam na fila para investigação no Instituto Adolfo Lutz.

Para o Cremesp, a quantidade de amostras no instituto excede “absolutamente” a capacidade de armazenamento em baixas temperaturas. Mais de 20 mil amostras foram encontradas em geladeiras indicadas para a conservação desse tipo de amostra por até 72 horas, segundo o conselho.

O Cremesp ainda destacou a capacidade de o instituto realizar apenas 1,4 mil testes por dia e também afirmou que o instituto não demonstrou como realiza o sistema de priorização de exames para casos graves como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos.

“As amostras acomodadas no instituto, em sua esmagadora maioria, estão inapropriadas ou imprestáveis para que sejam realizados testes em atendimento dos critérios e protocolos mínimos de confiabilidade”, escreveram a presidente do Cremesp, Irene Abramovich, e o diretor Angelo Vattimo.

Além de acionar o Ministério Público, o Cremesp abriu sindicância para investigar as responsabilidades dos médicos e gestores do instituto.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – que é responsável pelo Instituto Adolfo Lutz – e aguarda resposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nelsinho governo lula

‘É preciso separar questão política de consequência econômica’, diz Nelsinho sobre tarifaço de 50%

Na Afonso Pena, manifestantes pedem taxação dos super-ricos e fim da jornada 6×1

Convivência entre Volnei e fazendeiro no distrito de Itahum era marcada por desavenças

‘Bolsonaro ´é o único afetado’, diz Dagoberto sobre tarifaço de 50% de Trump

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Boneca Barbie ganha primeira versão com diabetes tipo 1

Últimas Notícias

Polícia

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

O pai dele matou o vizinho após ‘tomar as dores’ do filho

Polícia

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Os veículos eram utilizados por organizações criminosas especializadas em contrabando e tráfico

Política

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Deputado disse que os brasileiros sofrem com políticas equivocadas de um governo que coloca a ideologia acima do interesse nacional

Loterias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h de sábado