Bolsonaro destinou verba publicitária a sites de fake news, jogo do bicho e até em russo
Planilhas divulgadas pela Secom (Secretaria de Comunicação) do Governo Federal por determinação da CGU (Controladoria-Geral da União) mostraram que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) veiculou publicidade sobre a Reforma da Previdência em sites de fake news, de resultado de jogo do bicho e até de programação infantil transmitida em russo. As informações foram divulgadas […]
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Planilhas divulgadas pela Secom (Secretaria de Comunicação) do Governo Federal por determinação da CGU (Controladoria-Geral da União) mostraram que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) veiculou publicidade sobre a Reforma da Previdência em sites de fake news, de resultado de jogo do bicho e até de programação infantil transmitida em russo.
As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, após pedido feito por meio do Serviço de Informação ao Cidadão. Após o caso vir à tona, neste sábado (9), senadores já anunciaram que irão ingressar com ação de improbidade contra a Secom.
Conforme as planilhas, dos 20 canais do Youtube que mais veicularam anúncios em favor do presidente, 14 são destinados exclusivamente ao público infanto-juvenil, incluindo o Canal da Turma da Mônica. Outro recordista no destino dos anúncios foi o canal Get Movies, cujo conteúdo é 100% em russo.
Como funciona
Os anúncios mencionados são fruto de contratação da Secom por agências de publicidade que compram espaço por meio do Google Adsense. As campanhas são veiculadas por meio de inserções em sites, canais do Youtube e aplicativos de celular. Os valores são divididos entre o Google e os canais.
Na hora de configurar os anúncios, o contratante pode não só definir qual público pretende atingir, como também limitar e até restringir o conteúdo de ser veiculado em locais específicos, como sites que contenham pornografia, por exemplo. Depois disso, ele recebe relatórios sobre todos os anúncios, onde foram veiculados e todos os demais dados.
Mesmo com essa tecnologia, um dos campeões em recebimento de anúncio sobre a Reforma da Previdência foi o canal infantil Kids Fun, que teve mais de 469 mil inserções. Nem o site que divulga resultados do jogo do bicho – prática ilegal no País – ficou de fora da publicidade oficial do Governo Federal, recebendo mais de 319 mil anúncios.
O uso de dinheiro público em sites de jogos de azar significa que ‘o governo está remunerando atividades criminosas’, apontou o diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino, em entrevista à Folha de SP. As planilhas contendo essas e as demais informações serão encaminhadas à CPI das Fake News nos próximos dias. Apesar de não conterem valor, o Governo havia anunciado anteriormente que destinaria R$ 37 milhões à veiculação de propaganda sobre a Reforma da Previdência.
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