Um açude com aproximadamente 30 milhões de litros de litros de água se rompeu na tarde desta terça-feira (16), em Joaçaba, interior de Santa Catarina. A água invadiu duas casas, mas apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Equipes do foram acionadas, os proprietários de um dos imóveis atingidos foram orientados a deixarem o local, que fica próximo a BR-282, por questões de segurança. De acordo com o portal Clicrdc, a força da água levou animais, maquinários e veículos que estavam na rua.

Segundo informações dos bombeiros, haviam três açudes com diferença de nível. O que rompeu, tinha o nível de água mais elevado, com aproximadamente 30 milhões de litros. Os outros dois não sofreram danos.

A Policia Militar isolou a área. municipal e estadual foram acionadas. Outra moradora que teve a casa atingida estima prejuízo de pelo menos R$ 100 mil. Ela contou aos militares que perdeu equipamentos eletrônicos nesse valor.

Por nota, a Defesa Civil atribuiu o rompimento do açude ao grande volume de água acumulado durante as chuvas registradas nas últimas semanas.

“A onda de foi contida por dois açudes na parte inferior, mas a água ainda atingiu duas propriedades. Foram registrados danos a muros em um dos locais e a segunda residência teve o porão inundado. A lama levada pela água obstruiu um dos acessos à comunidade, mas a via já foi liberada”, afirmou a Defesa Civil.