38% dos brasileiros ainda se dizem despreparados diante do novo coronavírus, diz pesquisa
Uma pesquisa realizada com 2.973 pessoas trouxe que 38% se dizem despreparados para a pandemia de coronavírus em sua região. Os dados apontam que a maior parte segue as recomendações de isolamento social e o uso de álcool em gel. O levantamento foi feito pelo Instituto Croma Insights em três etapas, entre 15 de fevereiro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma pesquisa realizada com 2.973 pessoas trouxe que 38% se dizem despreparados para a pandemia de coronavírus em sua região. Os dados apontam que a maior parte segue as recomendações de isolamento social e o uso de álcool em gel. O levantamento foi feito pelo Instituto Croma Insights em três etapas, entre 15 de fevereiro a 25 de março de 2020.
Para 94% dos entrevistados, a economia será negativamente afetada, como atualmente já se observa. 93% conhecem o coronavírus e mais de 2/3 se dizem muitos preocupados. A maior parte (68%), preocupa-se com a situação do mundo em geral, 17% preocupam-se com a família e 9% com a própria saúde.
Quanto a compra dos itens de proteção para uso pessoal e familiar, o levantamento observou que 53% dos entrevistados adquiriram produtos na segunda quinzena de março, enquanto apenas 34% adotaram medidas do mês anterior, antes da pandemia ter sido decretada.
Os itens de higiene pessoal ganham cada vez mais espaço na cesta dos consumidores, com destaque para sabonete e álcool em gel. As compras de máscaras vêm diminuindo, no entanto: dos 53% dos entrevistados ouvidos na segunda quinzena do mês de março, 94% compraram mais desinfetante para as mãos (álcool em gel), 54% máscaras e 51% sabonetes. Desinfetante para ambientes (41%) e luvas descartáveis tiveram apenas 32% das compras – álcool em gel e máscaras estão em falta.
O número de entrevistados que acreditam que a pandemia afetará muito negativamente subiu de 37,4% no começo do mês para 51,2%, enquanto 42,6% acreditam que a economia será afetada negativamente. Na contramão 6,3% acreditam que o impacto na economia será positivo/muito positivo.
Evitar multidão de pessoas, reagendar viagens e não se relacionar socialmente com alguém que voltou recentemente de uma área de surto de Coronavírus são as atitudes mais adotadas pelas pessoas pós pandemia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.