Pular para o conteúdo
Brasil

TRF reduz pena, mas mantém condenação de ex-presidente da Petrobras

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, decidiu hoje (19) reduzir de 11 anos para 7 anos e 9 meses de prisão a condenação do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine, em um dos processos da Operação Lava Jato. O colegiado aceitou recurso […]
Arquivo -
Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil
Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, decidiu hoje (19) reduzir de 11 anos para 7 anos e 9 meses de prisão a condenação do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine, em um dos processos da Operação Lava Jato.

O colegiado aceitou recurso de apelação protocolado pela defesa de Bendine e o absolveu do crime de lavagem de dinheiro, mas manteve a pena para corrupção passiva. De acordo com as investigações, a Odebrecht teria pago R$ 3 milhões em propina para obter benefícios em uma operação de crédito para uma das empresas do grupo, em 2015. Conforme o processo, a vantagem indevida teria sido solicitada durante a gestão de Bendine no Banco do Brasil e paga quando ele assumiu a presidência da estatal de petróleo.

Ao analisar o caso, o colegiado entendeu que os atos do acusado não configuraram atos de lavagem de dinheiro. A defesa sustentou que não há provas da participação de Bendine na solicitação de vantagens e que o suposto repasse de recursos não configurou crime de lavagem.

Bendine foi condenado em março de 2018 pelo então juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba. Em abril, ele foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a decisão, a prisão preventiva de Bendine foi substituída por medidas cautelares, como comparecimento à Justiça quando for chamado, proibição de sair do país, entrega do passaporte e proibição de manter contato com os demais investigados no caso.

Bendine estava preso preventivamente no Complexo Médico-Penal de Pinhais, localizado na região metropolitana de Curitiba, desde julho de 2017.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Casas são invadidas por fumaça de terreno no Aero Rancho

Casal de franceses e brasileiro morrem em acidente de carro na região dos Lençóis Maranhenses

max

Verstappen voa em Ímola e vence o GP da Emília-Romanha de F-1; Bortoleto termina em 18º

VÍDEO mostra execução de jovem em tabacaria

Notícias mais lidas agora

STJ mantém decisão que obriga Campo Grande a pagar R$ 13,5 milhões para a Santa Casa

Acidente na MS-276 mata pai e filho e deixa criança gravemente ferida

Avante denunciou vereadores do PSDB por fraude em cotas de gênero na Câmara de Aquidauana (PMA, Divulgação)

TRE-MS extingue ação contra vereadores do PSDB por fraude em cotas femininas

preta

Preta Gil faz homenagem a irmão falecido há 35 anos: ‘permanece em mim’

Últimas Notícias

Polícia

Homem é agredido com pedaço de madeira ao confrontar amante da esposa em MS

Homem descobriu a traição após ler mensagens no celular da esposa com o amante

Cotidiano

Festa Inclusiva celebra culturas imigrantes em MS com programação gratuita

Evento contará com apresentações culturais e comidas típicas de sete países

Mundo

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

Vice-presidente participou da missa que celebrou o inicio do pontificado do papa Leão XIV

Polícia

Diretora da Federação de Boxe de MS morre em acidente no PR

Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (16); condutor da carreta que bateu no veículo da vítima estaria embriagado