Durante a XI Cúpula do Brics, Brasil fecha acordo e vai exportar melão para China
Durante a XI Cúpula do Brics, que teve início na quarta-feira (13), em Brasília, os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping firmaram um acordo de exportação. O Brasil passará a exportar melão ao país asiático e, em contrapartida, os chineses poderão vender pera ao mercado brasileiro. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante a XI Cúpula do Brics, que teve início na quarta-feira (13), em Brasília, os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping firmaram um acordo de exportação. O Brasil passará a exportar melão ao país asiático e, em contrapartida, os chineses poderão vender pera ao mercado brasileiro. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do encontro.
Segundo informações do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o acordo para exportação de melão é simbólico por se tratar do primeiro entendimento com a China sobre frutas. Além da diversificação da pauta exportadora agrícola para a China (a maioria das vendas é de soja e carne), o protocolo tem potencial de alavancar a fruticultura brasileira, principalmente da Região Nordeste, que hoje direciona as vendas externas para a Europa.
A medida foi negociada durante recente visita do presidente Bolsonaro e da ministra Tereza Cristina à China. A ministra disse que as negociações com os chineses vão além dos acordos assinados. Segundo ela, os dois países acertaram o certificado sanitário para a exportação de farelo de algodão brasileiro e negociam a exportação de farelo de soja e a ampliação das vendas de café brasileiro para os chineses.
Foi firmado também plano de ação para colaboração agrícola, que prevê transferência de tecnologia, inovação, atração de investimentos e promoção comercial entre os dois países.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Bêbado, motorista é preso ao bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.