As críticas de membros do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao ao (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) resultou em carta aberta assinada por sete entidades em defesa do instituto – inclusive a (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que realiza sua 71ª reunião anual em nesta semana.

Após críticas de Bolsonaro, cientista divulgam carta aberta em defesa do Inpe na SBPC
Foto: Reprodução

A carta foi motivada após declarações do presidente contra o Inpe há uma semana, após o Inpe divulgar estimativas do desmatamento na Amazônia neste ano, que teria sofrido aumento de 68% comparado ao mesmo período de 2018.

“Não acredito que os dados que saíram no Inpe sejam verdadeiros. Eu tenho a convicção que os dados são mentirosos, e nós vamos chamar aqui o presidente do Inpe para conversar sobre isso, e ponto final nessa questão. (…) Mandei ver quem está à frente do Inpe. Até parece que está a serviço de alguma ONG”, declarou o presidente à imprensa.

A carta aberta circulou fortemente durante o evento da SBPC. O documento defende a capacidade técnica do Inpe. “A qualidade de seus dados é constantemente monitorada, resultando em um índice superior a 95% de precisão, e a política de transparência adotada pelo Inpe permite acesso irrestrito a todas as informações geradas pelos sistemas de monitoramento, possibilitando avaliações independentes pela comunidade usuária e acadêmica”.

A carta aberta é direcionada ao presidente Bolsonaro e aos ministros Tereza Cristina (Agricultura), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e (Ciência e Tecnologia), que está em Campo Grande para ministrar palestra no evento nesta sexta-feira (26).