Notícia de que van da PF circulou com 121 urnas adulteradas é falsa

É falsa a notícia que circulou nas redes sociais que afirma que a Polícia Federal apreendeu urnas adulteradas  dentro de uma van com votos para o candidato à presidência pelo PT. A fake news que circulou principalmente no Whatsapp denuncia que supostamente 152 urnas eletrônicas teriam sido encontradas e 121 delas estavam preenchidas com votos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

É falsa a notícia que circulou nas redes sociais que afirma que a Polícia Federal apreendeu urnas adulteradas  dentro de uma van com votos para o candidato à presidência pelo PT.

A fake news que circulou principalmente no Whatsapp denuncia que supostamente 152 urnas eletrônicas teriam sido encontradas e 121 delas estavam preenchidas com votos ao candidato petista.

De acordo com o portal G1, a Polícia Federal e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentiram a notícia ao relataram que nenhuma apreensão do tipo foi realizada. O TSE explica que as urnas eletrônicas contam com lacres físicos que as protegem de qualquer manipulação até chegarem ao local de votação.

O TSE adiciona que as urnas são programadas para receber votos apenas a partir das 8h do dia da eleição.

Em nota, a Polícia Federal informou que não há registros dessa ocorrência. “Antes de a votação começar, a urna emite o relatório ‘zerésima’, que é impresso após a verificação de que não existem votos gravados na urna, comprovando que a urna está sem votos”, afirma o Órgão em nota.

Conteúdos relacionados