Aneel aprova medida que destrava venda de distribuidora da Eletrobras no AM
A privatização da Amazonas Energia, distribuidora da Eletrobras cuja venda é considerada a mais complexa, teve um avanço nesta terça-feira (21). A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, por unanimidade, a divisão da companhia em duas: a Eletrobras Distribuição Amazonas, que deverá ser vendida, e a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão de Energia, que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A privatização da Amazonas Energia, distribuidora da Eletrobras cuja venda é considerada a mais complexa, teve um avanço nesta terça-feira (21).
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, por unanimidade, a divisão da companhia em duas: a Eletrobras Distribuição Amazonas, que deverá ser vendida, e a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão de Energia, que continuará parte da estatal.
Com a divisão da empresa (chamada de “desverticalização”), a Amazonas Distribuição poderá continuar recebendo recursos da chamada CCC (Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis, um encargo incluso na conta de luz dos consumidores), “sem os quais não seria viável manter a operação da empresa”, segundo relatório da Aneel.
O leilão da Amazonas foi recentemente adiado: inicialmente previsto para 30 de agosto, passou para a data de 26 de setembro.
No dia 30 de agosto, ainda está programada a venda de outras três distribuidoras da Eletrobras no Norte do país: em Roraima, Rondônia e Acre.
No entanto, os leilões sofrem com entraves. De um lado, sindicatos do setor tentam barrar judicialmente as vendas. De outro, o governo tenta aprovar, no Senado Federal, um projeto de lei que transfere dívidas bilionárias das empresas à conta de luz do consumidor. A medida, defendem analistas do setor, é necessária para atrair compradores e evitar a liquidação das empresas.
Ao todo, a estatal colocou à venda seis distribuidoras. Uma delas, a Cepisa (Piauí), já foi vendida, à Equatorial Energia. A venda da Ceal (Alagoas) está travada por uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal), que atendeu a uma ação movida pelo governo alagoano.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.