Aneel aprova medida que destrava venda de distribuidora da Eletrobras no AM
A privatização da Amazonas Energia, distribuidora da Eletrobras cuja venda é considerada a mais complexa, teve um avanço nesta terça-feira (21). A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, por unanimidade, a divisão da companhia em duas: a Eletrobras Distribuição Amazonas, que deverá ser vendida, e a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão de Energia, que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A privatização da Amazonas Energia, distribuidora da Eletrobras cuja venda é considerada a mais complexa, teve um avanço nesta terça-feira (21).
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, por unanimidade, a divisão da companhia em duas: a Eletrobras Distribuição Amazonas, que deverá ser vendida, e a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão de Energia, que continuará parte da estatal.
Com a divisão da empresa (chamada de “desverticalização”), a Amazonas Distribuição poderá continuar recebendo recursos da chamada CCC (Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis, um encargo incluso na conta de luz dos consumidores), “sem os quais não seria viável manter a operação da empresa”, segundo relatório da Aneel.
O leilão da Amazonas foi recentemente adiado: inicialmente previsto para 30 de agosto, passou para a data de 26 de setembro.
No dia 30 de agosto, ainda está programada a venda de outras três distribuidoras da Eletrobras no Norte do país: em Roraima, Rondônia e Acre.
No entanto, os leilões sofrem com entraves. De um lado, sindicatos do setor tentam barrar judicialmente as vendas. De outro, o governo tenta aprovar, no Senado Federal, um projeto de lei que transfere dívidas bilionárias das empresas à conta de luz do consumidor. A medida, defendem analistas do setor, é necessária para atrair compradores e evitar a liquidação das empresas.
Ao todo, a estatal colocou à venda seis distribuidoras. Uma delas, a Cepisa (Piauí), já foi vendida, à Equatorial Energia. A venda da Ceal (Alagoas) está travada por uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal), que atendeu a uma ação movida pelo governo alagoano.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Condutor tomba Jeep em córrego e morre logo após chegar ao hospital
Por volta de 11h15, em alta velocidade, o condutor bateu em uma palmeira, arrancada do local com o impacto do veículo
Valendo vaga no ‘Brasileirão’, final do Estadual Sub-15 de Voleibol acontece em Campo Grande
Competição reúne 32 equipes femininas e masculinas
‘Boa Noite Cinderela?’: Homens têm carro levado por mulheres que conheceram em rodeio em Campo Grande
Vítimas também tiveram televisões, aparelhos celulares e um par de tênis roubado pelas mulheres
Homem é morto a facadas após bebedeira em bar no Centro de Iguatemi
Vítima foi encontrada caída por populares em uma rua por volta das 22 horas da noite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.