PF cumpre 127 mandados de prisão contra tráfico internacional de cocaína
Grupo teria exportado 6 toneladas de droga para Europa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grupo teria exportado 6 toneladas de droga para Europa
Uma operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (4) pela Polícia Federal, em quatro Estados e no Distrito Federal, pretende desartcicular um esquema de tráfico internacional de cocaína. O grupo investigado teria transportado mais de 6 toneladas de cocaína pura para a Europa, segundo os policiais.
Além do Distrito Federal, os investigadores cumprem mandados judiciais em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Foram expedidos 127 mandados de prisão, sendo 120 de preventiva e sete de prisão temporária, além de 190 de busca e apreensão na Operação Brabo.
O esquema criminoso utilizava a cidade de São Paulo como depósito e o Porto de Santos como principal porta de saída para a droga. Com apoio de investigadores do DEA (agência dos EUA de combate ao tráfico de drogas), os policiais detectaram a exportação de 5,9 toneladas de drogas desde o início das investigações, em agosto de 2016.
Os investigadores avaliaram cinco apreensões de cocaína realizadas entre 2015 e 2016, nos portos de Santos e em um porto na Rússia, que teria vindo de Santos. As características das apreensões levaram os policiais a acreditarem que a origem da droga era a mesma.
A suspeita é de que uma associação de traficantes europeus e brasileiros tenham se aliado para efetivar o tráfico internacional. Os traficantes estocavam a droga em São Paulo para depois transferir as remessas para a Europa. Também foram feitas apreensões nos portos de Salvador, Bahia, e Itajaí, em Santa Catarina.
O nome da Operação Brabo faz referência ao nome de um porto em Antuérpia, na Bélgica, outro dos destinos da droga. Brabo era um guerreiro romano que, diz a lenda, teria libertado os habitantes da região de um gigante, dando origem ao nome da cidade.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.