PF mirou em duas quadrilhas que atuavam em todo Brasil

As fraudes no (Exame Nacional do Ensino Médio) detectadas pela Polícia Federal em operações realizadas neste domingo (12) e no passado (5) resultaram em cinco prisões, segundo relatório da PF.

Além disso, foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de conduções coercitivas. Segundo o delegado da Polícia Federal, Franco Perazzoni, as operações dos dois domingos miraram grupos diferentes.

O primeiro grupo, procurado no primeiro dia do Enem, atuava no Ceará, na Paraíba e em Pernambuco. A quadrilha era investigada desde o início do ano, e não fraudava apenas provas do Enem, mas também concursos públicos.Fraudes no Enem levaram Polícia Federal a prender cinco este ano

Já o segundo grupo atuava em 13 Estados. A quadrilha utilizava pontos eletrônicos e candidatos “pilotos”, que resolviam as provas e passavam as respostas aos clientes, para fraudar as provas.

Para evitar fraudes este ano, o MEC (Ministério da Educação) determinou a utilização de detectores de pontos eletrônicos a cada 100 candidatos, a maior proporção de uso do aparelho desde que o recurso começou a ser usado.