Fiscalização do Mapa reprova 64 marcas de azeite; saiba quais são
800 mil litros de azeite foram retirados do mercado
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Oitocentos mil litros de azeite impróprios para o uso foram retirados de mercado após fiscalização do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realizada de abril a novembro de 2017. Ao todo, 64 marcas e 84 empresas brasileiras foram afetadas.
Análises confirmaram a presença de azeite “lampante” (não refinado) e outros óleos, como o de soja, não permitidos pela legislação. De acordo com a divulgação do Mapa, ainda foram verificados problemas de erros de informação nos rótulos de 311 amostras coletadas em todo o país.
Segundo a auditora fiscal federal agropecuária Fátima Parizzi, coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), a operação fiscalizou 76 marcas e realizou 240 ações fiscais em todo o País. Cento e vinte profissionais auditaram indústrias envasadoras assim como empresas do comércio atacadista e varejista.
Apenas 33 amostras do total que foi enviado ao Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário), laboratório oficial do MAPA, apresentaram “resultados conformes”. Isso quer dizer que estavam dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério. Em resultados “não conformes” foram aferidos a 43 amostras, por se enquadrarem como ”fora do tipo”, ou ”desclassificado”.
Quanto às irregularidades na rotulagem, foram constatadas informações incorretas ou dúbias em relação à composição do produto envasilhado, o que resultou na retirada de 380 mil litros do mercado.
O Mapa controla a entrada do azeite “lampante” no Brasil, reduzindo significativamente a importação, como tentativa de refrear as fraudes, que são identificadas anualmente.
“Praticamente 100% das marcas envasilhadas no Brasil apresentaram problemas, enquanto que nas marcas envasilhadas no país de origem são mínimos os índices de não conformidade”, alerta a auditora.
Cuidado na compra de azeite
O Ministério orienta os consumidores a ficarem atentos à denominação de venda do produto descrito no rótulo frontal. O termo “azeite de oliva” aparece em destaque, mas em letras miúdas constam as expressões “óleo misto ou composto, temperos e molhos”. É preciso atentar para as promoções pois um frasco do produto contendo 500 ml raramente será comercializado com preços inferiores a R$ 10,00.
As informações relativas à qualidade do azeite de oliva virgem devem constar na vista principal do rótulo, lembrando que poderá ser também virgem ou extravirgem. Para o azeite de oliva, quando descrito como um produto composto, devido a mistura de azeite de oliva virgem com o refinado, deverá ter a informação qualitativa no rótulo de “tipo único”.
Conheça as 33 marcas de produtos “conformes” e 43 “não conformes”.
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