Cientistas encontram pegadas de dinossauro inédito no Brasil no RS

Vestígios do animal datam de 150 milhões de anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vestígios do animal datam de 150 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores encontrou o primeiro vestígio de um anquilossauro no Rio Grande do Sul, uma espécie de dinossauro até então inédita no Brasil. A descoberta ocorreu em 2014, mas só foi divulgada agora na revista científica de paleontologia Ichnos.

Os pesquisadores acharam pegadas do anquilossauro na cidade de Rosário do Sul, a 400 quilômetros de Porto Alegre. O animal já foi encontrado anteriormente na Bolívia e na Argentina.

Estima-se que as rochas em que os vestígios do anquilossauro foram encontrados tenham pelo menos 150 milhões de anos, o que tornaria o animal o mais antigo da América do Sul, de acordo com os estudioso.

Segundo o paleontólogo do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Alexander Kellner, descobertas sobre o anquilossauro são importantes, pois o animal é raro.Cientistas encontram pegadas de dinossauro inédito no Brasil no RS

Para ele, as descobertas são relevantes pois ampliam a biodiversidade do Brasil. Ele explica que os vestígios encontrados devem ser bem coletados e analisados.

O anquilossauro, cujo nome significa “lagarto fundido”, viveu há aproximadamente 65 milhões de anos durante o fim do período Cretáceo. O dinossauro é famoso por sua armadura corporal, e chegava a ter dez metros de comprimento e pesar sete toneladas.

Conteúdos relacionados