Quadrilha de estelionatários foi presa nesta sexta-feira

Criminosos conseguiram desviar R$ 1,3 milhão de poupanças de 70 clientes da , em um esquema criminoso investigado na Operação Duas Caras, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (15).

A Polícia suspeita que um funcionário de carreira do banco tenha ajudado o grupo. Até o momento, doze pessoas foram presas no esquema, e um dos investigados está foragido. Eles estão sendo levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Os criminosos podem ser enquadrados nos crimes de furto qualificado, qualificado, peculato, uso de documento falso, falsificação de documento público e associação criminosa.

A Polícia aponta Sérgio Rodrigues de Oliveira, preso nesta sexta-feira em Curitiba, como o chefe do esquema, e Francisco Casamasmo Jr., funcionário da Caixa. O líder ficava com a maior parte dos desvios, enquanto o funcionário recebia 20% dos valores.

O esquema

O esquema funcionava da seguinte forma: os criminosos escolhiam, com ajuda do funcionário da Caixa, contas poupança sem atividade com grandes saldos, para falsificar os documentos dos donos dos valores.

Com os documentos falsos e se passando pelos clientes da Caixa, os criminosos ligavam para a central de cartões do banco e informavam terem perdido o cartão, pedindo outro.

Depois de retirar os novos cartões, os criminosos faziam uma série de saques nas contas, compras no débito automático e transferências até que todos os valores se esgotassem. A Caixa teria arcado com o reembolso dos clientes prejudicados.