PF diz que Lula pode ter se beneficiado com indicações de cargos da Petrobrás
Ex-presidente prestou depoimento na Operação Lava Jato
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ex-presidente prestou depoimento na Operação Lava Jato
Com mandado de condução coercitiva, o ex-presidente Lula foi surpreendido na manhã desta sexta-feira (4) e encaminhado para prestar depoimento aos procuradores responsáveis pela 24ª fase da Operação Lava Jato. O depoimento ‘surpresa’ para esclarecer irregularidades na Petrobrás, segundo a Polícia Federal, ocorreu para evitar possíveis manifestações populares.
Lula está no Aeroporto de Congonhas, onde prestou depoimento até por volta das 11 horas. De acordo com o procurador da república, Carlos Fernando lima, o objetivo do depoimento é esclarecer transferências de dinheiro para empresas da família, além de reformas em um apartamento tríplex e um sítio, que pertenceriam a Lula, cujas reformas foram feitas por empreiteiras ou terceiros.
Conforme o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula apresentou em coletiva, Lula poderia ter se beneficiado financeiramente com indicações de diretores para a Petrobrás, com esquema decorrente de compra de apoio político partidário. O alvo são transferências de dinheiro em conta de empresa e instituto do ex-presidente. A presidenta Dilma Roussef, também teria sido beneficiada ‘politicamente’ com as indicações.
Um dos filhos de Lula, Fábio Luiz Lula da Silva, conhecido como Lulinha, também é alvo de um mandado de condução coercitiva. Já a esposa, Marisa Letícia, que também tem o nome relacionado no processo investigativo, não vai prestar depoimento nesta sexta-feira (4). Segundo o delegado, ela deve ser ouvida em outra ocasião.
O procurador Carlos Fernando disse ainda, que os depoimentos ocorreram nesta operação, para evitar a organização prévia de manifestações. Ainda assim, populares lotam o aeroporto e grupos favoráveis e contrários ao ex-presidente, também se reúnem em frente ao apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo.
Outro fato que incentivou o depoimento surpresa foi, segundo a Polícia Federal, o vazamento de informações sobre quebra de sigilo telefônico e fiscal, que podem ter favorecido alguns dos investigados. A polícia esclareceu que o depoimento foi em condição de investigado, mas que em 35 dias, com andamento das investigações, Lula pode virar réu no processo. O ex-presidente já deixou o aeroporto.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.