Além de dezenas de veículos 

No Dia D de combate ao mosquito , neste sábado, uma operação em Ernestina, no norte do Estado, encontrou mais de 30 mil pneus descartados irregularmente em um depósito, além de dezenas de veículos e lixo entulhado com acúmulo de água. Larvas de mosquito foram recolhidas e serão enviadas para análise laboratorial.

É a terceira vez em mais de seis anos que a mesma propriedade privada, com cerca de um hectare e cercada por mata, é alvo de fiscalização. No entanto, foi a primeira em que o foco da ação foi combater uma possível proliferação do mosquito causador de , zika vírus e chikungunya.

— Nosso objetivo é encontrar um destino para o material. O local é habitado por um caseiro e é cercado por produtores de soja, mas, mais do que isso, o mosquito migra, é um perigo — alerta o tenente do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo Jonas Paulo Bernardi.

O proprietário do terreno, que não teve o nome divulgado, não estava no local. Há dois meses, quando ocorreu a fiscalização anterior, ele teria alegado a polícia que tinha interesse em licenciar o depósito e instalar uma estofaria, cuja matéria prima seriam os pneus. O Ministério Público e a Justiça foram notificados há cerca de dois meses. Os integrantes da operação

— Brigada Militar, Defesa Civil, prefeitura e 6ª Coordenadoria Regional de Saúde — pretendem marcar uma reunião para solicitar apoio para uma solução do caso.