Medo do zika vírus não atrapalha o Carnaval Brasil afora
Cidades com epidemia tem procura alta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cidades com epidemia tem procura alta
Em Recife, a cidade mais afetada pela doença, mais de um milhão de pessoas participaram da festa. Em Salvador, que também sofre com a epidemia, o Carnaval também não foi prejudicado.
No Rio, multidões lotaram a Sapucaí para acompanhar os desfiles ou foram às ruas da cidade para participar dos mais de 500 blocos.
Nos últimos dias, autoridades nacionais e internacionais fizeram recomendações sobre a zika para toda a população, mas especialmente para casais esperando bebês. , já que o vírus está ligado à epidemia de microcefalia no país.
Em um dos blocos cariocas, no entanto, várias famílias e foliãs grávidas participavam da festa. Uma delas disse que estava, sim, preocupada com o surto e que estava usando repelente. “Mas a vida não pode parar. É Carnaval.”
Muitas pessoas inclusive usaram fantasias do Aedes aegypti, mosquito que transmite o zika vírus, a dengue e a Chikungunya.Em vários pontos do Rio, agentes contratados pelo governo e pela prefeitura distribuíam folhetos com informações
Esse considerado o primeiro teste para medir se o medo da contaminação pelo zika pode afugentar os turistas dos Jogos Olímpicos, que acontecem na cidade em agosto e setembro.
Autoridades brasileiras e o Comitê Olímpico Internacional vêm enfatizando que a Olimpíada vai
Além disso, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta semana que uma operação para combater o Aedes, com mais de 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas, vai ser colocada em prática no dia 13 em todo o país. Vamos nos espalhar por todo território nacional e visitar o máximo possível de casas, para destruir os criadouros do mosquito”, disse Dilma em pronunciamento à nação.
Casos confirmados
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam 404 casos confirmados de bebês com microcefalia e/ou outras más-formações do sistema nervoso central – na semana anterior eram 270, mas até então a pasta citava apenas ocorrências de microcefalia ao divulgar os números.
No total, há 3.670 bebês com suspeita de terem microcefalia em casos registrados em nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O boletim do Ministério da Saúde também informou que foram notificados 76 óbitos por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto (natimorto) ou durante a gestação (aborto espontâneo)
ocorrer durante o inverno no Brasil, ou seja, quando as condições climáticas são menos favoráveis para a proliferação do mosquito.
alertando moradores e turistas sobre os riscos do zika e trazendo medidas para combater o mosquito.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.