Estudo internacional aponta 161 mil pessoas submetidas à escravidão no Brasil
1.010 pessoas foram retiradas da situação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
1.010 pessoas foram retiradas da situação
Em discurso nesta terça-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou que, de acordo com o Ministério do Trabalho, 1.010 pessoas foram retiradas da situação de escravidão em 2015 no Brasil. A maioria dessas pessoas – 61% – estavam sendo exploradas em áreas urbanas, acrescentou o senador, 12 delas eram menores de idade e 65 eram imigrantes, a maior parte bolivianos, chineses e haitianos.
– A maioria dos trabalhadores que enfrenta essa situação fica fragilizada devido ao desemprego. A oferta de emprego em lavouras, carvoarias ou madeireiras representa uma esperança de saída da miséria e da pobreza. Mas, chegando lá, o que encontram são ameaças, escravidão, pressão e coações – disse.
Os setores que mais concentraram essa exploração foram o têxtil e a construção civil, completou. Além disso, informou Paim, recente estudo internacional apontou que o Brasil ainda tem 161 mil pessoas submetidas à chamada escravidão moderna.
– A escravidão moderna ocorre quando uma pessoa controla a outra com intenção de explorá-la, retirando sua liberdade individual. Entre essa forma de escravidão estão o tráfico de pessoas, o trabalho infantil, a exploração sexual, o recrutamento de pessoas para conflitos armados e o trabalho forçado em condições degradantes – disse.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Perseguição a casal em motocicleta acaba em tiros e mulher ferida no Nova Lima em Campo Grande
Tiros de borracha também foram disparados
Pedestre morre em hospital de Dourados após ser atropelado por motocicleta
Vilmar dos Santos, de 58 anos, morreu no início da noite desta terça-feira (10). Ele deu entrada no Hospital da Vida, após ser atropelado por uma motocicleta na Manoel Machado Leonardo, no bairro Estrela Tovy, em Dourados. O condutor da moto relatou que seguia pela rua Sérgio Melgarejo, com botijões de gás, quando de repente…
Viola expulsa Luma da comunidade: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.