Droga chinesa que induz ao canibalismo é apreendida pela terceira vez no Brasil

Entorpecente chegou pelos Correios, oriunda da China

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entorpecente chegou pelos Correios, oriunda da China

Uma operação da Polícia Civil do Ceará, apreendeu pela primeira vez no Estado a droga sintética “metilona”. O alucinógeno chinês possui o mesmo princípio ativo do êxtase e tem como um de seus efeitos a indução ao canibalismo. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (5), pelo Tribuna do Ceará.

Segundo a Polícia Federal, a metilona já foi encontrada em São Paulo e também no Rio Grande do Norte. As drogas são sintetizadas na Índia e na China. Mas o caminho obrigatório para vir para o Brasil é Europa. A metilona foi proibida nos Estados Unidos em abril do ano passado. 

De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, a apreensão ocorreu durante fiscalização a uma rave no município de Caucaia, na Região Metropolitana, prevista para o próximo dia 10. A operação foi deflagrada no sábado e prendeu sete pessoas, dentre elas Omar Martins Azzam, conhecido como Marroquino, e responsável pelo tráfico da metilona.

As investigações apontam que a droga chegou ao Estado pelos Correios, oriunda da China. “A metilona, a exemplo das outras drogas sintéticas, tem uma densidade volumétrica muito baixa, podendo ser transportada facilmente, a exemplo do êxtase e do LCD. Os traficantes têm facilidade em mandar essas drogas pelos Correios, passando muitas vezes pelo raio x sem que seja percebida”, pontua a delegada.

O impacto da droga, segundo a Polícia, é semelhante ao do MDMA (abreviação de metilenodioxi-metanfetamina), também com princípio ativo do êxtase.  “A metilona tem efeitos ainda mais perigosos, pois causa no usuário o efeito do canibalismo, segundo relatos que levantamos fora no Brasil, mais precisamente nos EUA, em Miami”, ressalta Patrícia.

Canibalismo

Chamada de “cloud nine” nos Estados Unidos, a droga foi alvo de debate em 2012, após um rapaz, sob efeito do alucinógeno, ter atacado um morador de rua e comido seu nariz, olhos e boca.

Conteúdos relacionados