Creche ‘zen’ tem comida saudável, ioga, massagem e meditação para crianças na periferia

Local atende em São Paulo (SP)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Local atende em São Paulo (SP)

Uma creche na periferia de São Paulo (SP) está chamando atenção. No CEI (Centro de Educação Infantil) Ananda Marga, na Zona Norte de São Paulo, alunos de 1 a 4 anos recebem aulas de meditação, massagem, alimentação natural e vegetariana e outras atitudes ligadas a bem estar. Na sala do andar de baixo, duas professoras fazem massagem nos bebês, que vão, um a um, caindo no sono em seus colchonetes. Em outra, crianças cumprimentam a reportagem com a saudação indiana “Namaskar” e depois seguem cantando uma música sobre proteger a floresta, enquanto dançam usando posições de ioga que imitam animais.

Essas são justamente algumas das atividades na rotina das crianças: prática de ioga por meio de histórias, alguns minutos de silêncio com olhos fechados e respirando com calma (como em uma meditação) e massagem. Na creche, que é mantida por uma ONG em parceria com a prefeitura, as crianças maiores fazem massagens umas nas outras. Já na sala dos menores, de 1 a 2 anos, antes da hora da soneca as professoras fazem uma técnica milenar de massagem chamada shantala. Ela acalma o bebê, além de trazer outros benefícios.

Outra abordagem diferente da creche no Jardim Peri está na alimentação, que é natural e vegetariana. Como todas as mais de 100 crianças ficam em período integral (das 7h às 17h), há cinco refeições: café da manhã, almoço, janta e dois lanches. Em todas as refeições os alimentos fogem daqueles processados. Segundo reportagem do BBC Brasil, um dos dias o almoço das crianças foi: arroz com cenoura, feijão reforçado com abóbora, beterraba, tofu frito e couve refogada. A creche também produz o próprio iogurte.

Conteúdos relacionados