Coronel assina exoneração da diretoria regional da Funai em Campo Grande
Jornal Midiamax teve acesso ao documento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Jornal Midiamax teve acesso ao documento
Um documento, ao qual o jornal Midiamax teve acesso, mostra a assinatura de exoneração do coronel da reserva militar, Renato Vidal Sant’anna, do cargo de coordenador da CR (Coordenação Regional) da Funai (Fundação nacional do índio) em Campo Grande. De acordo com caciques que apoiaram o movimento de ocupação da sede da Fundação na Capital, no último mês, a assinatura da exoneração aconteceu após pressão das comunidades no interior do Estado.
O documento foi assinado pelo coronel nesta tarde (12), de acordo com os índios. Uma imagem mostra o coronel ‘folheando’ a decisão, que foi enviada para o presidente interino da Funai, Agostinho do Nascimento Netto. Além da exoneração, os índios encaminham assinaturas e a indicação do nome do cacique Alberto França, para a CR e Evisclei Polidório, para substituto.
“Tendo chegado ao meu conhecimento o documento constante do anexo referente à manifestação de caciques e lideranças indígenas do MS, informo a VExa que solicito a minha exoneração/demissão do cargo para o qual fui nomeado”, conta no documento assinado.
Marcos, cacique da aldeia Cachoeirinha em Miranda – distante 203 km de Campo Grande -, afirma que “mais de 30 lideranças assinaram o pedido de exoneração”. “Na verdade essa articulação vem desde as aldeias. Ele foi nas aldeias e os caciques foram contra e segundo ele, se a gente conseguisse a maioria das assinaturas dos caciques, ele assinaria a demissão, como aconteceu. A maioria assinou. Foi marcada a reunião hoje às 14h e lá mesmo ele assinou a própria demissão”, declarou.
Os índios também afirmam que, caso a decisão não seja cumprida, irão ocupar novamente o prédio. “Nós vamos voltar pra ocupação, com ainda mais gente”, afirmou Lorival, da aldeia Buriti, em Sidrolândia, distante 70 km de Campo Grande.
O jornal Midiamax ligou diversas vezes para o coordenador, mas ele não atendeu às ligações. A reportagem também questionou a Funai sobre a assinatura da exoneração, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.