Reunião do Conselho de Administração da estatal elegeu Aldemir Bendine para presidência

Após uma reunião de quase sete horas, em São Paulo, o Conselho de Administração da Petrobras divulgou na tarde desta sexta-feira a nova composição de sua diretoria. O nome do agora ex-presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi confirmado na presidência da estatal em substituição a Graça Foster, que pediu desligamento da empresa esta semana e deixou o conselho.

Em nota, a empresa agradeceu a Graça e à diretoria pela “competência técnica, o profissionalismo e a dedicação no exercício desses cargos”. Além de Graça, deixaram o posto os diretores Almir Barbassa, José Formigli, José Cosenza, José Alcides Santoro e José Antônio de Figueiredo.

A ex-presidente, amiga pessoal da presidente Dilma Rousseff, pediu desligamento do cargo esta semana em meio às investigações de pagamento de propina a ex-diretores da estatal. Dilma, porém, já havia afirmado confiar em Graça, que estava no posto desde 2011, primeiro ano do primeiro mandato da petista.

Por maioria, segundo a empresa, o Conselho de Administração elegeu Ivan de Souza Monteiro como diretor financeiro e de relacionamento com investidores, em substituição a Barbassa. Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, Monteiro já havia ocupado no banco cargos de diretor comercial, vice-presidente de Finanças, mercado de capitais e relações com investidores, além de ter sido presidente do Conselho de Supervisão da BB AG.

O engenheiro químico Jorge Celestino Ramos deixa a gerência executiva de Logística do Abastecimento para assumir como diretor de abastecimento, em substituição a Cosenza. Ramos trabalha há 32 anos na Petrobras.

Formigli será substituído pela atual gerente executiva de Exploração e Produção Corporativa, Solange da Silva Guedes, na diretoria de Exploração e Produção. Ela é doutora em engenharia de petróleo e tem 30 anos na estatal.

Já o atual gerente executivo de Gás e Energia Corporativo, Hugo Repsold Júnior, é o novo diretor de Gás e Energia, em substituição a José Alcides Santoro Martins. Repsold é formado em engenharia mecânica e em economia e atua há 30 anos na Petrobras.

No lugar do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais José Antônio de Figueiredo assume Roberto Moro, atual gerente executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos. Ele é formado em engenharia mecânica e tem 33 anos de companhia.

O novo presidente da Petrobras era presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Formado em Administração de Empresas, Bendini tem MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos.

Ninguém do Conselho de Administração da estatal falou com os jornalistas na sede da empresa na capital paulista, nos Jardins.