Pelo terceiro dia seguido, granizo atinge cidades e danifica casas no RS
Defesa Civil já contabiliza 45 cidades e 2.484 famílias atingidas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Defesa Civil já contabiliza 45 cidades e 2.484 famílias atingidas
Pelo terceiro dia consecutivo, o Rio Grande do Sul registrou queda de granizo em diversas cidades. Os dados da Defesa Civil, consolidados no fim da manhã desta sexta-feira (18), mostraram que houve aumento no número de município e famílias afetadas pelo mau tempo.
Subiu de 28 para 45 o número de municípios atingidos pelas chuvas e pelo granizo desde a última quarta-feira (16). Agora são 2.484 famílias afetadas, o que representa 10.337 pessoas.
A Região dos Vales foi bastante atingida, desde a noite de quinta-feira (17). Na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a Defesa Civil indicou que cerca de mil casas foram danificadas. São Leopoldo, município vizinho, teve cerca de 200 residências atingidas, segundo dados preliminares.
Também houve estragos em Getúlio Vargas, na Região Norte, (cerca de 100 casas), Taquara (80) e Rolante (60), no Vale do Paranhana, e Viamão (50), na Região Metropolitana.
Moradores de outras cidades, como Tapejara, no Norte do estado, Arroio do Sal, no Litoral Norte, Capela de Santana, no Vale do Caí, e Sapucaia do Sul, também no Vale do Sinos, registraram imagens do granizo que caiu nesta sexta.
No Vale do Sinos, chegou a faltar lona para moradores que tiveram os telhados de suas casas perfurados pelas pedras de gelo. Além dos chamados atendidos durante a madrugada, outros pedidos de ajuda seguiam sendo feitos aos Bombeiros e Defesa Civil.
Tanto a Defesa Civil quanto institutos de meteorologia alertaram a população para as condições ruins do tempo neste período. A previsão para chuvas excessivas, queda de granizo, e possibilidade de cheias em rios, vai pelo menos até 24 de setembro.
A Defesa Civil pede que informações e problemas sejam comunicados ao número 199.
Recomendações
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos.
Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e, ainda, manter o cuidado com as crianças próximas a rios.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até sexta-feira
Conforme a legislação, o prazo para pagamento da primeira parcela terminou em 29 de novembro
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.