Partidos querem definir indicações para comissões no Senado e na Câmara

O PT deve ficar com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O PT deve ficar com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado

Definida a presidência das duas Casas do Congresso, os partidos se articulam para fechar, esta semana, as indicações para as comissões tanto no Senado quanto na Câmara. De olho no pacote econômico e pronto para ajudar o governo, o PT deve ficar com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado e pretende colocar na presidência uma das mais fiéis aliadas da presidente Dilma Rousseff: a ex-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR). O nome da senadora será discutido hoje pela bancada. “Sempre tem projetos importantes passando pela CAE e, este ano, o colegiado tem ainda mais importância por causa da economia”, explica a senadora. Além da CAE, o PT quer o comando da Comissão de Direitos Humanos. “É uma tradição importante para o partido manter”, disse Gleisi.

Como escolhe primeiro quem tem a maior bancada, o PMDB deve abrir mão da CAE e optar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Apesar da relevância da economia, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) argumenta que os pacotes do governo terão passagem obrigatória pelo plenário. Outra comissão que o partido deverá presidir é a de Assuntos Sociais. A oposição também trabalha para fechar as indicações o mais rápido possível. De acordo com o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o partido indicará Aloysio Nunes (SP) a para a presidência de algum colegiado. “Ainda não sabemos qual será, mas, pela ordem, acho que algumas das nossas opções serão Educação e Relações Exteriores”, enumerou Aloysio.

Câmara
Na Câmara, o PP se antecipou e negociou apoio à candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vinculado ao direito de ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, considerada a mais importante da Casa. O indicado é o deputado Arthur Lira (PP-AL). O acordo foi fechado na noite de sábado e envolve ainda a primeira vice-presidência da Casa, que ficou com Waldir Maranhão (PP-MA). PP e PMDB são as duas maiores legendas do bloco vitorioso na disputa de domingo.

Conteúdos relacionados