Indenizações pagas pelo seguro Dpvat aumentam 118% no carnaval desde 2010
As indenizações que levaram à invalidez permanente, segundo a seguradora, cresceram 174%
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As indenizações que levaram à invalidez permanente, segundo a seguradora, cresceram 174%
O número de indenizações pagas pelo seguro Dpvat por acidentes ocorridos em períodos de carnaval, entre sexta-feira e quarta-feira de cinzas, aumentou 118% nos últimos cinco anos: em 2010, a seguradora pagou 3.916 benefícios, com média de 652 indenizações a cada dia, e em 2014 foram pagas 8.548 indenizações.
De acordo com os dados da seguradora, no carnaval do ano passado, somente nas indenizações por morte em todo o país, foram registradas 761 ocorrências. E este número pode ser maior porque o prazo para solicitar o seguro é de até três anos, a contar da data do acidente.
As indenizações que levaram à invalidez permanente, segundo a seguradora, cresceram 174% nestes cinco anos, passando de 2.356 para 6.454, a maior parte a vítimas de acidentes com motocicletas. Os motociclistas também foram os que mais tiveram pagamento de benefícios. Em 2010 receberam 1.705 benefícios e, até o momento, as indenizações em acidentes do carnaval de 2014 chegaram a 5.254.
Para o diretor de Relações Institucionais da seguradora, Marcio Norton, o aumento é explicado pelo risco a que os motociclistas se expõem: “Isso porque o veículo não possui lataria, como nos carros, para proteção. As vítimas absorvem todo o impacto do acidente”.
O diretor disse ainda que é relevante o aumento no número de indenizações por morte na faixa de idade entre 25 e 34 anos. No período do carnaval de 2014 representaram 33%, enquanto nos demais dias do ano ficaram em 27%.
Os condutores de veículos foram a principal vítima do trânsito (66%) nas indenizações pagas por acidentes no carnaval do ano passado, grande parte delas entre 9h e 12h59 (24%), e entre 17h e 19h59 (22%). Os dias mais críticos são o sábado e o domingo.
A solicitação do seguro Dpvat é gratuita e não precisa de intermediários. A vítima ou o beneficiário pode fazer o pedido em um ponto oficial de atendimento. A lista está à disposição dos interessados no site da seguradora ou pelo telefone 0800 022 1204, que atende em todos os dias da semana por 24 horas. As agências próprias dos Correios também recebem gratuitamente pedidos de indenização do seguro.
É preciso levar a documentação necessária de acordo com a cobertura que vai ser requerida – morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares. O Dpvat é um seguro pago junto com o IPVA para indenizar vítimas de acidentes de trânsito como motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros, e não cobre danos materiais. Se o pagamento do seguro não estiver em dia, o proprietário do veículo, se acidentado, também perde o direito ao Dpvat.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.