Pular para o conteúdo
Brasil

Greve dos petroleiros mantém perdas na produção da Petrobras

Os postos revendedores estão com o funcionamento normal
Arquivo -

Os postos revendedores estão com o funcionamento normal

A informou que, apesar da queda na produção, tem conseguido reduzir os impactos da greve dos petroleiros. Hoje (5) à noite, a estatal estima uma perda de 127 mil barris de petróleo para o fechamento. A perda de ontem, de 134 mil barris de petróleo, significou uma recuperação de 25% na comparação à queda do dia anterior.

Para a Petrobras, casos isolados de ocupação de instalações e de controle da produção, impedem a atuação de equipes de contingência da empresa para restabelecer o funcionamento, mas adiantou que está tomando providências jurídicas.

“A companhia está tomando as medidas jurídicas cabíveis para resguardar seus direitos e continuará atuando para garantir a manutenção de suas atividades, a preservação de suas instalações e a segurança de seus trabalhadores”, informou a Petrobras em nota divulgada às 21h50.

Abastecimento
Os postos revendedores de combustíveis estão com o funcionamento normal. A informação é da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Segundo a entidade, até o momento, “não há informações sobre ocorrências de falha no abastecimento”. No município do Rio, o funcionamento foi confirmado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Lubrificantes e Lojas de Conveniência (Sindcomb).

De acordo com a entidade, hoje (5) chegou a ser noticiado que um posto fechou por falta de diesel, mas a informação foi contestada. O posto interrompeu o funcionamento por causa de uma obra e não estava com falta de combustíveis.

Manifestação
Hoje um grupo de petroleiros fez uma manifestação, organizada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e pelo Sindicato dos Petroleiros do (Sindipetro-RJ), em frente ao Estaleiro Inhaúma, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, para denunciar a transferência de obras para outras partes do Brasil, entre elas, e Paraná; e até para fora do país, como para a China.

Segundo o secretário-geral da FNP, Emanuel Jorge Cancella, os petroleiros estão preocupados com a possibilidade do Inhaúma ser fechado, o que representará perda de empregos, repetindo o que ocorreu no Estaleiro Eisa-Mauá, em Niterói, e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), localizado em Itaboraí, na região metropolitana. “Já cortaram 2 mil neste estaleiro e o temor é a perda de mais emprego e fechamento do estaleiro, porque a indústria naval é muito importante para o país e para o estado”, disse o dirigente sindical.

De acordo com a FNP, na década de 1980, o estaleiro, que tinha o nome de Ishibrás, era um dos maiores a receber encomendas no mundo, mas na década de 1990 foi paralisado diante dos impactos da decadência da indústria naval. Somente em 2010 a situação mudou com o arrendamento da Petrobras e a retomada das atividades em 2012, quando o estaleiro se comprometeu a construir a  FPSO-74 para o pré-sal da Bacia de Santos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pane no Ifood? Usuários de Android relatam instabilidade no aplicativo em Campo Grande

santa catarina

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

proteger senha dados

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é baleado seis vezes ao parar caminhonete em milharal em Bandeirantes

Vítima parou o veículo para verificar carroceria quando foi surpreendido pelos disparos

Le Blog Maria Antonia

Bradley Cooper é confirmado em “Superman”, novo filme da DC

Bradley Cooper está oficialmente no universo cinematográfico da DC! A menos de um mês da aguardada estreia de Superman, o diretor James Gunn confirmou a presença do astro no elenco do novo filme , e ele não estará sozinho. Pom Klementieff e Michael Rooker, que também brilharam em Guardiões da Galáxia, se juntam à produção … Continued

MidiaMAIS

Em estilo de massinha, curta produzido em MS acompanha os desafios da vida em liberdade das araras-canindés

O projeto levou cerca de um mês para ser desenvolvido e foi apresentado no Festival Cine Aves

Cotidiano

Incêndio destrói casa e família pede ajuda para recomeçar na Capital

O casal tem dois filhos pequenos e pede ajuda para recomeçar