Ex-secretários são presos e ex-governador de MT é considerado foragido

Prisões aconteceram na tarde desta terça-feira 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prisões aconteceram na tarde desta terça-feira 

Os ex-secretários de Estado de Mato Grosso Pedro Nadaf e Marcel Souza de Cursi foram presos na tarde desta terça-feira (15) durante a  Operação Sodoma do grupo operacional do Cira (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos). O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) também está com mandado de prisão decretado e está foragido.

De acordo com informações do site Hiper Nóticias, investiga um possível esquema de corrupção e lavagem de dinheiro encabeçado por servidores públicos que ocuparam cargos de alto escalão do governo do Estado entre os anos de 2013 e 2014.

Além das prisões expedidas, também foram decretados mandados de busca e apreensão e condução coercitiva. Onze mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências dos ex-secretários Pedro Jamil Nadaf, Marcel Souza de Cursi, na Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), NBC Assessoria Consultoria e Planejamento e Invest, e ainda nas residências de três parentes dos suspeitos, que foram conduzidos coercitivamente até a Delegacia de Combate à Corrupção para prestar declarações.

Um dos alvos de buscas é o apartamento do ex-governador no Bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A ação dos policiais é acompanhada pela ex-primeira dama Roseli Barbosa e pelos advogados  Valber Melo e Ulisses Rabaneda, que atuam na defesa de Silval.

Informações dão conta de que a Polícia Civil teria montado um esquema para prender o ex-governador durante o depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga Renúncia e sonegação fiscal em Mato Grosso. Contudo, Silval faltou à oitiva sem apresentar justificativa.

Segundo o secretário-geral do Cira, promotor Fábio Galindo, a investigação começou há mais de quatro meses e conta com um robusto acervo de provas da participação dos investigados. Para conseguir levantar as provas foram empregadas as mais modernas técnicas de inteligência policial. 

Galindo pediu o apoio da sociedade para tentar localizar o ex-governador Silval Barbosa. Qualquer denúncia pode ser feita pelos telefones 197, da Polícia Civil, ou 190, da Polícia Militar. 

O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, que foi destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores.  

 

Conteúdos relacionados