Energia já começou a ser restabelecida em áreas de concessões atingidas e foi normalizada em São Paulo e Rio de Janeiro

As distribuidoras de energia CPFL (SP e RS), Copel (PR), Light (RJ) e Eletropaulo (SP) estão entre as concessionárias de energia que confirmaram terem recebido, nesta segunda-feira, ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para cortarem carga de eletricidade distribuída em vários Estados do País.

As empresas afirmaram que não sabiam os motivos para o corte de carga, que já começou a ser restabelecida, após autorização da ONS, em áreas de concessões atingidas. No Rio e São Paulo, o fornecimento já está normalizado. Segundo elas, a interrupção ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo.

O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de cortes em estágios, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a CPFL.

Houve corte de 800 MW nas área de concessão da CPFL nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul, de 320 MW na área da Copel (PR), 700 MW na área da Eletropaulo (SP). A Light não pôde informar de imediato o tamanho do corte em sua área de concessão.

O ONS informou que irá emitir nota sobre o motivo do pedido de corte na carga às distribuidoras. O Ministério de Minas e Energia afirmou que compete à ONS dar mais detalhes.