DEM é indicado para presidir comissão da reforma política

Deputado oposicionista Rodrigo Maia deverá ser confirmado hoje como presidente do grupo que discutirá proposta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Deputado oposicionista Rodrigo Maia deverá ser confirmado hoje como presidente do grupo que discutirá proposta

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para presidir a comissão especial que vai debater a proposta de reforma política. A relatoria deverá ficar com Marcelo Castro (PMDB-PI).

O DEM ganhou a oportunidade de presidir a reforma política por ter aderido ao bloco de apoio à candidatura de Eduardo Cunha, que reúne 14 partidos. O nome de Rodrigo Maia ainda precisa ir a votação na primeira sessão da comissão nesta tarde.

“O modelo institucional não pode interessar só o governo ou só a oposição, tem que contemplar um avanço no sistema político brasileiro e retratar o anseio da sociedade”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

A criação da comissão da reforma política foi uma derrota para o PT, que tentou barrar o andamento da PEC. O partido considera que a proposta constitucionaliza a doação de empresas para campanhas eleitorais, o que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já considerou inconstitucional.

Para o presidente da Câmara, que defende o financiamento privado, a comissão precisa discutir primeiro o formato da eleição.

 

Conteúdos relacionados