‘Raio gourmetizador’ vira piada nas redes sociais

Pratos do cotidiano em versão gourmet viraram piada.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pratos do cotidiano em versão gourmet viraram piada.

Pratos do cotidiano em versão gourmet viraram piada na internet recentemente com o surgimento de um novo meme: o raio gourmetizador. A piada é mostrar o “antes e depois” de um alimento atingido pelo raio – referente à onda de itens com a palavra “gourmet” no nome.

Uma hipotética pamonha tradicional, que a piada diz custar R$ 2, vira “massa de milho verde orgânico, aglutinada com leite de coco e açúcar”. O preço cresce tanto quanto o nome, e vira R$ 15. Um sanduíche de mortadela (R$ 5) vira “sanduíche de mortadela legítima italiana, queijo derretido e tomates secos selecionados” (R$ 24,90).

Há exemplos tirados de cardápios reais, como um hot dog tradicional (pão, salsicha e molho de tomate) por R$ 12,50. É indicado como a versão pós-raio gourmetizador do cachorro-quente da esquina.

A piada começou no Twitter em 27 de novembro, quando o usuário DougErbert criou o super-herói capaz de gourmetizar os alimentos.

No dia seguinte, a usuária Desativista teve mais de 1,500 retweets com a piada já no formato que se espalhou pela internet brasileira.

A página do Facebook Raio Gourmetizador, criada no dia 6, ilustra essas piadas. O “raio” é representado sendo lançado pelo chef escocês Gordon Ramsay. Por enquanto, a página tem cerca de 13 mil curtidas.

Não é só agora que reclamam do uso da palavra “gourmet” em marcas e food trucks. A situação já foi satirizada por contas no Tumblr como Gourmetização da Vida e Cozinha Paulista. O post inaugural do último é: “Feijoada? Não. Beans com blend de carnes.” É algo a se pensar.

 

 

Conteúdos relacionados