A seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, tetracampeã mundial e olímpica, deu mais um passo na conquista da igualdade de pagamentos com a masculina, anunciou nesta quarta-feira a federação de futebol do país. O novo acordo, que complementa o alcançado em fevereiro deste ano, dá as jogadoras uma premiação igual aos jogadores pela participação em Copas do Mundo e Olimpíadas, concluindo uma luta iniciada há seis anos pela equipe feminina do país.

O acordo da US Soccer tem validade até 2028, e estipula que as premiações dadas às seleções masculina e feminina por participações em competições oficiais serão unificadas e divididas igualmente para jogadores e jogadoras, incluindo também as comissões técnicas. O contrato vai abranger as participações do país nos Mundiais masculino do Catar (2022), e feminino da Austrália/Nova Zelândia (2023), além das Olimpíadas de Paris-2024 e Los Angeles-2028.

O acordo também garantirá um inédito acordo comercial de venda de ingressos idêntico para as duas seleções, além de bônus iguais por performance em todos os jogos e competições, substituindo a premiação fixa que a seleção feminina sempre recebeu.

Foto : Reprodução