Há muitas formas de ser escritor e os estilos podem variar entre amadores e profissionais.

O escritor amador é aquele que não faz da escrita um meio de vida. Os amadores em sua maioria financiam o sonho de publicar suas próprias obras literárias.

O mercado editorial independente é composto por uma diversificada oferta de editoras que publicam pequenas tiragens sob demanda. Lembrando que nesse segmento, autores e editores são meros idealizadores. O dinheiro cumpre um único propósito, impulsionar uma roda produtiva que não faz fortuna.

Os escritores profissionais, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, são os que conseguem viver do sucesso financeiro obtido exclusivamente com os textos que escrevem.

Os escritores amadores, profissionais ou fantasmas, trabalham em várias frentes da criação literária. “Escritor é uma pessoa que utiliza palavras escritas, com várias técnicas e uso de vários estilos, para comunicar ou passar idéias. Escritores produzem variadas formas de literatura como contos, poesia, romances, ensaios, textos jornalísticos, posts em blogues, peças de teatro, histórias em quadrinhos, artigos científicos, entre outros, de forma a atrair o interesse de um determinado público e passar idéias ou informações. Um escritor é alguém hábil em usar a linguagem para expressar idéias que, normalmente, contribuem para ampliar a cultura de uma sociedade.”

DIA DO ESCRITOR !  Parabéns aos criativos da literatura!
Foto:Reprodução/Instagram