Pular para o conteúdo
Política

De professor a bombeiro, deputados querem 10 categorias nas fases iniciais da vacinação em MS

Deputados estaduais protocolaram indicações para incluir outros grupos entre as prioridades da campanha de vacinação contra a covid-19.
Arquivo -

Passado quase um mês desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 em , deputados estaduais tentam emplacar novas categorias como prioritárias nestas primeiras fases de imunização. Levantamento feito pela reportagem no sistema de gestão de projetos da Assembleia Legislativa revela que pelo menos dez grupos diferentes já foram indicados pelos parlamentares.

As sugestões são feitas via indicação e precisam ser aprovadas em plenário. Então, a proposta é encaminhada ao destinatário – neste caso, governo do Estado e SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O deputado Pedro Kemp (PT) tenta incluir as comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul como público-alvo das primeiras fases da vacinação. O grupo consta como prioritário no plano nacional, mas não no estadual.

Os deputados Coronel David (sem partido) e Cabo Almi (PT) sugeriram prioridade na vacinação contra a covid-19 para trabalhadores da Segurança Pública, como bombeiros e policiais militares e civis, bem como policiais penais e agentes socioeducativos. O petista ainda pediu a inserção de agentes públicos de segurança patrimonial.

David também solicitou a inclusão de e trabalhadores da Educação, à exemplo do que fizeram os deputados Renato Câmara (MDB) e Antônio Vaz (). O emedebista ainda indicou cuidadores de idosos para o começo da fila de imunização.

Campanha de vacinação já alcançou 78 mil em MS

Conforme o “vacinômetro” do governo estadual, 78,7 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 até o último dia 9. Destas, 8 mil foram imunizadas com a segunda dose.

Por enquanto, trabalhadores da Saúde, indígenas aldeados, idosos em asilos, pessoas com deficiência em instituições e idosos com 80 anos ou mais foram o grupo prioritário no Estado.

Até a última terça-feira (9), o Estado havia recebido do governo federal e distribuído entre seus 79 municípios 222,7 mil doses.

A primeira fase estima vacinar pelo menos 159 mil pessoas, equivalente a 90% dos 176,7 mil que integram o público-alvo. Pouco mais da metade (54,6%) da meta já foi cumprida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Últimas Notícias

Polícia

Motorista sofre sequestro relâmpago durante roubo de carro no Tiradentes

Bandidos fingiram pedir informações

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia