Pular para o conteúdo
Política

Para promotor, Harfouche pode driblar emenda que barra candidatura de membros do MP

Manifestação do Ministério Público foi favorável ao registro do procurador licenciado, candidato a prefeito de Campo Grande pelo Avante.
Arquivo -

O MPMS (Ministério Público Estadual) se manifestou favorável à candidatura de Sérgio Harfouche (Avante) para a prefeitura de . Para o órgão, o procurador licenciado não precisa se afastar definitivamente para disputar as eleições, pois ingressou na instituição antes da promulgação da Emenda Constitucional 45/2004.

Harfouche apenas se licenciou da função de procurador de Justiça do Estado para tentar a prefeitura da Capital este ano. A emenda de 2004 aplica as mesmas regras de inelegibilidade dos magistrados aos membros do Ministério Público que se candidatam a cargo eletivo. Com isso, o afastamento da instituição precisa ser definitivo, seja por aposentadoria ou exoneração.

Mas o MPMS engrossou o coro da defesa de Sérgio Harfouche em manifestação no processo que julga a legitimidade de sua candidatura, em trâmite no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Em parecer de seis páginas, o promotor eleitoral Nicolau Bacarji Júnior reforça que o procurador licenciado ingressou no Ministério Público em 1992, portanto, doze anos antes da EC 45/2004.

Assim, para o MPMS, um entendimento contrário à candidatura de Harfouche “feriria de morte o postulado constitucional do direito adquirido”.

A manifestação também traz a resolução 05/2006, do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). A normativa limitou a aplicação da emenda de 2004 apenas aos membros que ingressaram na instituição após sua promulgação.

Além disso, o promotor eleitoral cita mais um argumento da defesa de Harfouche: a decisão do próprio TRE-MS que, nas eleições de 2018, deferiu sua candidatura para o Senado.

‘Inimizade pública’

De quebra, o MPMS endossou a suposta parcialidade do juiz Roberto Ferreira Filho, com quem Sérgio Harfouche disse ter “inimizade pública”. Bacarji Júnior escreveu que “há motivos razoáveis e capazes a influenciar a isenção de espírito do agente político”.

O candidato do Avante apresentou exceção de suspeição contra o magistrado, pedindo que ele se declare suspeito de julgar seu pedido de registro de candidatura.

Sérgio Harfouche é alvo de dois pedidos de impugnação: da coligação “Avançar e Fazer Mais” (Patriota/PSD/PC do B//PTB/Rede/PSB/Cidadania/ /Democratas), de ; e do Progressistas, de Esacheu Nascimento.

As argumentações se sustentam na Emenda Constitucional 45/2004. Além disso, apontam que o TRE-MS deferiu o registro de Harfouche em 2018 “sem enfrentar adequadamente todas as questões apresentadas” em pedido de impugnação da coligação “Avançar com Responsabilidade”.

A manifestação do MPMS era o que faltava para o juiz Roberto Ferreira Filho expedir sua decisão. O processo corre na 53ª Zona Eleitoral de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Últimas Notícias

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!