Pular para o conteúdo
Política

Mais filiados e parentes de presidente do PRB são exonerados após apoio ao PDT

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou nesta segunda-feira (13) a exoneração de dez servidores da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), entre eles seis filiados ao PRB, partido que anunciou apoio à candidatura do juiz federal Odilon de Oliveira (PDT) ao governo. O PRB comandava a Funtrab até esta segunda-feira. A pasta […]
Arquivo -
Mais filiados e parentes de presidente do PRB são exonerados após apoio ao PDT
Presidente do PRB, Wilton Acosta tinha filho e nora na Funtrab (Reprodução: Diego Polachini/PRB)

O governador (PSDB) determinou nesta segunda-feira (13) a exoneração de dez servidores da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), entre eles seis filiados ao PRB, partido que anunciou apoio à candidatura do juiz federal Odilon de Oliveira (PDT) ao governo.

O PRB comandava a Funtrab até esta segunda-feira. A pasta foi dirigida pelo presidente da sigla, Wilton Melo Acosta, até abril deste ano, quando o pastor anunciou sua pré-candidatura a deputado federal. Depois disso, outro filiado ao PRB, Anivaldo João da Silva, passou a comandar a Fundação.

Anivaldo foi exonerado nesta segunda-feira (13) e em seu lugar foi colocado o ex-superintendente da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Clistiano Fernandes Alves. O servidor é filiado ao PSL, partido que apoia a campanha à reeleição de Azambuja.

Entre os exonerados estão parentes de Wilton Acosta. Lucas Rael Alves Acosta, seu filho, tinha um cargo de coordenador na Funtrab, assim como sua nora, Valkiria Gomez Xavier, que ocupava uma vaga de gestora de processo na Fundação.

Segundo Wilton, as nomeações teriam ocorrido enquanto estava fora do comando da pasta. “O Lucas foi nomeado quando saí da Funtrab, saí em abril e ele foi nomeado no início de junho”, disse Acosta. Já a nora do pastor só teria entrado para sua família dois anos depois do início de sua gestão à frente da pasta.

O pastor vê como “natural” a saída do PRB da Funtrab após a coligação do partido com candidatura oposta a do governador Azambuja. “Quando a gente definiu apoio ao Odilon, é natural que os cargos que nós tinhamos no governo eles demitissem”, disse.

Investigação por nepotismo

Em 2016, o MP-MS (Ministério Público Estadual) chegou a instaurar uma investigação contra Wilton Acosta por suspeitas de nepotismo no âmbito da Funtrab, além de outras irregularidades como não pagamento de verbas devidas e contratações irregulares de comissionados.

Wilton afirma que as investigações, entretanto, não prosperaram. “Essa questão já foi investigada pelo Ministério Público e arquivada por inexistência de fatos concretos”, afirma o presidente do PRB. O arquivamento ocorreu ainda este ano, em março.

O inquérito tratava de outro caso, da irmã de Wilton, Arlei Melo Acosta Corleone, que foi nomeada coordenadora do Banco Cidadão da Funtrab. Segundo o Ministério Público, a contratação de Arlei se deu por regime de CLT, por conta da natureza privada do banco, e portanto não ensejaria nepotismo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ministro ccr br 163

‘Obras paradas desde 2017’, lembra ministro dos Transportes sobre concessão da BR-163

Homem que estuprou enteada de 9 anos é preso no interior de MS

Mulher bate em carro estacionado e senta na calçada para tomar ‘cervejinha’ em MS

Comunidade Indígena Limão Verde inicia na sexta-feira projeto de agrofloresta

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Comissão de Segurança Pública do Senado solicita que Barroso explique fala sobre apoio dos EUA

Últimas Notícias

Brasil

Governo vai congelar R$ 31,3 bi do Orçamento e elevar IOF, diz Renan Filho

O contingenciamento e o bloqueio de verbas fazem parte do primeiro Relatório Bimestral de Receitas e Despesas apresentadas neste ano

Transparência

ANTT promete fiscalizar obras da CCR na BR-163 a cada trimestre após histórico de atrasos

CCR entregou apenas 150 km de duplicações em concessão que dura mais de uma década

Polícia

Gerente de academia famosa de Campo Grande suspeita de assédio contra professor é demitida

Professor denunciou assédio moral, homofobia e retaliações por parte de superiores e pede indenização de R$ 400 mil

Cotidiano

Mais de 64% das declarações de imposto de renda previstas já foram entregues em MS

Receita Federal espera 671.985 declarações de contribuintes de Mato Grosso do Sul neste ano de 2025; já foram entregues 432.734 declarações